Publicar dados abertos no dados.gov

Para publicar um conjunto de dados no portal dados.gov é necessário criar uma conta de utilizador, fazer login e escolher a opção "Contribuir", na barra superior. Em alternativa, também é possível carregar no ícone "+" a partir da zona de administração (backoffice).

Caso a sua organização não exista no portal, deverá ser criada selecionando "Criar ou encontrar a sua organização". No processo de carregamento de dados, deverá escolher a organização sob a qual deseja publicar o conjunto de dados. Depois deverá caracterizar o conjunto de dados e carregar o(s) recurso(s) associado(s), ou indicar o link onde se encontram os dados.

A AMA recomenda que organismos que possuam as suas próprias páginas ou portais web alojem os ficheiros nesses portais, e passem a referenciá-los através da indicação do URL (ou de uma API, caso exista) em dados.gov. Nesta situação, o organismo fornecedor preocupa-se apenas com a gestão dos dados na sua fonte de origem, sendo a indexação no dados.gov feita automaticamente ao longo do tempo. No caso de o organismo não possuir uma infraestrutura web que considere adequada para disponibilizar e manter os dados, poderá carregá-los diretamente através do backoffice ou da API do dados.gov.

No caso de organismos que possuam os seus próprios portais ou catálogos de dados abertos, o processo de publicação poderá ser feito através de um harvester que recolhe os metadados sobre esses conjuntos de dados de forma regular e completamente automatizada. A configuração do harvester é feita pela AMA, com a colaboração da entidade, se necessário.

Last updated