Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
Para a adesão, por parte de uma qualquer entidade, terão de ser assegurados os requisitos técnicos necessários, de modo que possam ser garantidos os níveis de segurança e performance requeridos a uma plataforma como a presente.
Para as Entidades aderirem, deverão respeitar a Arquitetura de Referência, o Modelo de Dados Canónico. Para além disso enumeram-se de seguida os requisitos de infraestrutura e ao nível dos web services.
Requisitos de Infraestrutura
Estabelecimento de comunicação segura entre os sistemas de informação da Entidade e os sistemas da Plataforma de Interoperabilidade;
Regras de redes que permitam a comunicação entre os sistemas de informação na Entidade e os sistemas da Plataforma de Interoperabilidade, para comunicação no protocolo http;
Utilização (opcional) de certificado digital para suporte a comunicação segura por https;
Contactos dos elementos responsáveis, a nível de infraestrutura, para operações de configuração e manutenção da infraestrutura de comunicação.
Requisitos WebServices
Representado via WSDL 1.1 (http://www.w3.org/TR/wsdl);
Binding Soap 1.1 ou 1.2;
XML document-style;
Implementação assíncrona (one-way);
Canal de transporte HTTP;
Utilização opcional de HTTPS;
Utilização opcional de autenticação http basic auth;
WS-Addressing v1.0 (http://www.w3.org/TR/ws-addr-core/), como forma de correlacionamento de mensagens em modelo de comunicação assíncrona;
Deve respeitar as recomendações WS-Interoperability Basic-Profile 1.1 (Interoperability Testing Tools 1.1 - http://www.ws-i.org/deliverables/testingtools.html.
Para além do indicado, a cópia de ficheiros poderá ser um aspeto muito significativo a considerar num mecanismo como o presente, pelo que neste particular, o desempenho do File Server e a largura de banda disponibilizada deverão ser corretamente dimensionados por parte da entidade aderente ao serviço.
Last updated