Qual o processo de adesão?

A adesão ocorre mediante acordo celebrado com a Agência de Modernização Administrativa e a Entidade.

A adesão à PMC, implica:

  • Cumprir o fluxo de desmaterialização e reengenharia de processos necessário para o serviço/diploma em questão (AMA/Entidades);

  • A identificação de quais os formulários necessários para recolha de informação (AMA/Entidades);

  • A parametrização desses formulários e do fluxo identificado na plataforma (AMA);

  • O desenvolvimento/parametrização da camada de integração para a entrega dos processos e a comunicação de alterações de estado de/para sistemas de informação da Entidade via iAP (AMA/Entidade).

Nível de Adesão

Modelo Aproximar

Visa criar um canal de acesso entre a Entidade com a AMA e o cidadão. É aplicada uma solução standard para o backoffice, quando necessário.

Modelo Integrar

Visa melhoria do frontoffice da Entidade, mas também alterações ao backoffice com a integração dos sistemas.

Para saber mais consulte a informação existente no ePortugal.

Processo de Adesão

Lista de Documentos

Lista de documentos, a preencher pela Entidade Competente, necessários ao processo de desmaterialização:

  • Análise do Processo - O relatório de Análise de Processo tem como função obter informação afeta aos indicadores do serviço a desmaterializar e, caso exista, informação histórica relativa aos mesmos;

  • Análise Funcional - A AMA dará início à análise funcional, tendo por base a recolha de informação afeta ao serviço a desmaterializar, cabendo à Entidade Competente rever, propor melhorias em caso de necessidade e, por último, a validação da análise;

  • Caderno de Testes - A Entidade Competente definirá quais os testes a efetuar a cada um dos formulários, bem como, os respetivos resultados esperados;

  • Ficha de Serviço - A Ficha de Serviço tem como objetivo a caracterização da Entidade Competente, bem como dos serviços a desmaterializar, que estão à sua responsabilidade;

  • Ficha de Enquadramento (eventual) - A Ficha de Enquadramento tem como objetivo apresentar informação sobre o setor de serviços e serve para divulgação no ePortugal, quando o tema é demasiado abrangente e envolve vários serviços em simultâneo;

  • Formulários - Formulários de serviços já existentes, preferencialmente em formato pdf ou hiperligação, de modo a facilitar a construção do formulário eletrónico a disponibilizar na plataforma ePortugal;

  • Diplomas - Lei, Decreto-Lei ou outro que contenha legislação relativamente ao serviço a desmaterializar;

  • Outros - Outro tipo de informação de carácter relevante no âmbito do processo de desmaterialização.

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