Estrutura Classificativa

As Plataformas Comuns estão classificadas de acordo com a estrutura classificativa apresentada na tabela seguinte.

ClassificadorCaracterização

Identificação e Autenticação

A identificação refere-se à capacidade de identificar exclusivamente um utilizador de uma aplicação. A autenticação refere-se à capacidade de provar que utilizador e/ou aplicação é genuinamente quem afirma ser.

Integração e Interoperabilidade

A interoperabilidade é entendida como a capacidade de dois ou mais sistemas ou atores heterogêneos, trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações, sistemas computacionais e/ou equipamentos possam trocar informações para a realização das suas atividades e processos. A Integração refere-se à capacidade dos sistemas de enviarem informações e processá-las de modo que completem ou complementem um processo ou uma necessidade.

Pagamentos

Refere-se aos serviços que permitem gestão, controlo e monitorização dos pagamentos de forma integrada.

Atendimento / Suporte a Canais

Representa a disponibilização de serviços ao cidadão, o suporte ao acesso e feedback dos mesmos, e a viabilidade de acesso eletrónico a esses serviços.

Dados Abertos e Transparência

Refere-se aos serviços públicos de alojamento e publicação de dados, que podem ser utilizados por qualquer entidade que tenha interesse. Viabilizam um portal indexador de conteúdos alojados noutros portais/catálogos de dados abertos.

Mensagens e Notificações

Refere-se aos serviços que permitem o envio e receção de mensagens entre os cidadãos e os Organismos da Administração Pública, e notificações enviadas por entidades públicas.

Last updated