Confirmar a alteração de morada

Descrição da Arquitetura do Serviço Digital

No portal ePortugal, o evento de vida “Mudar de Morada é Fácil”, pretende disponibilizar ao cidadão um conjunto de serviços relacionados com a mudança de morada, num ponto de acesso comum. Entre estes serviços, será disponibilizado o novo serviço digital “Confirmar alteração de morada”, de modo a simplificar o atual processo de alteração de morada por parte do cidadão.

Partes interessadas

AMA

A Agência para Modernização Administrativa é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: atendimento, transformação digital e inovação e participação, e encontra-se sob superintendência e tutela do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

É responsável pelas Plataformas Comuns utilizadas na solução a desenvolver, descrita neste documento.

IRN

O Instituto dos Registos e do Notariado é um instituto público que executa e acompanha as políticas relativas aos serviços de registo, tendo em vista assegurar a prestação de serviços aos cidadãos e às empresas no âmbito da identificação civil e do registo civil, de nacionalidade, predial, comercial, de bens móveis e de pessoas coletivas. O IRN assegura, ainda, a regulamentação, o controlo e a fiscalização da atividade notarial.

No processo de alteração de morada, o IRN assegura operacionalmente a concretização do pedido de efetuado pelo cidadão.

Visão da Arquitetura

A morada do cidadão é um dos dados guardados no cartão de cidadão. Para alterar a morada online, o cidadão pode utilizar o serviço “Alterar a morada do cartão de cidadão”, disponível no portal ePortugal, ou pode também alterá-la presencialmente, num Balcão de Atendimento.

Após receção da carta de confirmação na nova morada, o cidadão tem de confirmar o processo de alteração de morada, dentro do prazo indicado na carta. Ultrapassado o prazo indicado, não é possível confirmar a nova morada e o cidadão terá de fazer um novo pedido de alteração de morada.

Atualmente, para confirmar a morada online, o cidadão tem de utilizar a aplicação autenticação.gov para computador. Para efetuar a confirmação da morada, precisa também de um leitor de cartões, do cartão de cidadão, dos códigos PIN do cartão de cidadão, e da carta de confirmação que recebeu na nova morada.

Só quando o cidadão efetua o processo de confirmação é que a morada é alterada no chip do cartão de cidadão. É a partir dessa data que a nova morada passa a ser considerada para as entidades públicas: saúde, segurança social, finanças, registos e recenseamento eleitoral (local de voto).

No portal ePortugal, o evento de vida “Mudar de Morada é Fácil”, pretende disponibilizar ao cidadão um conjunto de serviços relacionados com a mudança de morada, num ponto de acesso comum.

Entre estes serviços, será disponibilizado o novo serviço digital “Confirmar alteração de morada”, de modo a simplificar o atual processo de confirmação de alteração de morada, por parte do cidadão.

O conjunto de serviços integrados no evento de vida “Mudar de Morada é Fácil” pretende não só aumentar o alcance destes serviços no meio digital, mas também reduzir o número de comunicações relacionadas à alteração de morada, que o cidadão precisaria de realizar para proceder a esta alteração.

O evento de vida “Mudar de Morada é Fácil”, inclui também os serviços listados na tabela abaixo.

Serviço DigitalEntidade Responsável

Inscrição nos serviços municipalizados de água e saneamento

Serviços da Administração local/regional (CIM’s e/ou Municípios)

Inscrição na Rede de Bibliotecas Municipais

Serviços da Administração local/regional (CIM’s e/ou Municípios)

Pedido de título de transporte​

Serviços da Administração local/regional (CIM’s e/ou Municípios)

Transferir educandos para a nova escola

Serviços da Administração Central - Educação (DGEEC)

Confirmar a Alteração da Morada no Cartão de Cidadão.

Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN)

Conforme definido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), estes serviços devem cumprir um conjunto de requisitos associados ao paradigma de “Serviços Públicos de Nova Geração”, nomeadamente:

  • A utilização de plataformas comuns da Administração Pública;

  • O reaproveitamento de dados e interoperabilidade, dados abertos;

  • Assegurarem usabilidade e acessibilidade uniforme;

  • Estarem disponíveis a partir de um ponto único de acesso e de uma forma omnicanal.

Os diagramas de arquitetura apresentados neste documento, foram definidos com base no blueprint (Diagrama do Serviço – Mudar de Morada é Fácil) e estão de acordo com a representação do metamodelo descrito no Anexo I deste documento, conforme a “Arquitetura de Referência, para a nova geração de serviços públicos digitais”.

Apresenta:

  • O processo na vertente de negócio;

  • O reflexo do processo de negócio, nas etapas do processo aplicacional da solução a desenvolver;

  • A realização de cada etapa do processo aplicacional quer por novos componentes a desenvolver, quer por plataformas comuns reutilizáveis.

Necessidades de negócio

NecessidadeDescrição

Simplificar o atual processo de mudança de morada

É necessário simplificar o processo atual de mudança de morada do cidadão, que atualmente necessita da aplicação autenticação.gov para computador e de um leitor de cartões, para confirmação da alteração da mesma.

A confirmação de alteração de morada deverá ser feita no portal ePortugal, através do novo serviço digital “Confirmar alteração de morada”.

Disponibilizar ao cidadão um conjunto de serviços relacionados com a mudança de morada

No portal ePortugal, o evento de vida “Mudar de Morada é Fácil”, deverá disponibilizar ao cidadão, numa área comum, um conjunto de serviços relacionados com a mudança de morada.

Autenticar utilizando plataforma comum autenticação.gov

O novo serviço de confirmação de morada, deverá utilizar a plataforma comum autenticação.gov para o cidadão se autenticar no mesmo.

Disponibilizar informação sobre Município da nova morada

Após a conclusão do processo de confirmação de morada, o cidadão poderá escolher a opção “conhecer serviços disponíveis” para aceder a uma página, também disponibilizada no portal ePortugal, com os serviços disponíveis para o seu novo município.

Pressupostos

  • A área do evento de vida “Mudar de Morada é Fácil”, no portal ePortugal, disponibilizará serviços relacionados com a mudança de morada;

  • O serviço de confirmação de morada será disponibilizado na área do evento de vida “Mudar de Morada é Fácil, no portal ePortugal;

  • O serviço de confirmação de morada, requer a autenticação do cidadão;

  • O serviço de confirmação de morada, requer o código enviado na carta de confirmação, enviada para a morada registada no pedido de alteração de morada;

  • Após conclusão do processo, será disponibilizado ao cidadão uma opção para aceder a uma página com informação sobre serviços municipais.

Arquitetura de Negócio

Serviço

Confirmar Alteração de Morada

Objetos de negócio do serviço

  • Cartão de Cidadão - A morada do cidadão é um dos dados guardados no cartão de cidadão.

Utilizadores do serviço

  • Cidadão - Efetua a confirmação de mudança de morada, após receção da carta de confirmação.

Processo de negócio: confirmar alteração de morada

AtividadeDescrição

Acesso ePortugal após receber carta

O processo começa com o recebimento, por parte do cidadão, de uma carta de confirmação com um código, enviada para a morada registada no pedido de alteração de morada. Após receber a carta o cidadão acede ao portal ePortugal.

Aceder Guia Prático Mudar de Casa

No portal ePortugal, o cidadão acede à página Guia Prático - Mudar de Casa.

Selecionar serviço

Na página Guia Prático - Mudar de Casa, o cidadão seleciona serviço Confirmação de troca de morada e acede ao mesmo.

Visualizar Ficha de Serviço

O cidadão é redirecionado para a ficha de serviço, com informação sobre o mesmo.

Autenticar

O cidadão efetua o login, utilizando o cartão de cidadão, ou chave móvel digital.

Visualizar Informação do Serviço

O cidadão é encaminhado para uma página, onde visualiza informação sobre o serviço. Nesta página, seleciona uma opção para continuar.

Visualizar Informação do Processo

O cidadão é encaminhado para uma página, onde visualiza informação sobre o estado do processo de alteração de morada. Nesta página, seleciona uma opção para continuar.

Inserir Código de Confirmação

O cidadão insere o código enviado na carta de confirmação, para a morada registada no pedido de alteração de morada

Visualizar página de Conclusão

O cidadão é encaminhado para a página de conclusão do processo. Nesta, poderá escolher a opção “conhecer serviços disponíveis” para aceder a uma página, também disponibilizada no portal ePortugal, com os serviços disponíveis para o seu novo município.

Arquitetura aplicacional

Processo aplicacional

Confirmar Alteração de Morada

AtividadeDescrição

Apresentação de Conteúdos

O serviço de alteração de morada é totalmente realizado pela interface do portal ePortugal.

Ao aceder ao portal ePortugal, o cidadão pode pesquisar pelos serviços disponíveis.

Ao clicar no serviço que pretende realizar, o cidadão é redirecionado para a página do mesmo.

A apresentação da página inicial é feita pela interface do ePortugal, com base na informação registada na Ficha do Serviço no CES, onde também consta o destino e o tipo do redireccionamento a realizar.

Autenticação com single sign-on

O cidadão seleciona o serviço a que pretende aceder no portal ePortugal. É redirecionado para a página correspondente ao serviço, de acordo com o mapeamento definido na Ficha de Serviço.

Neste caso, a realização do serviço requer a prévia autenticação do cidadão.

A recolha dos dados de autenticação é feita pela plataforma comum “FA – Fornecedor de Autenticação”, que:

  • informa o cidadão dos dados que serão recolhidos, de acordo com o solicitado pela solução;

  • aceita e valida as credenciais de autenticação introduzidas pelo cidadão;

  • obtém e transmite à solução, os dados solicitados.

Após a autenticação com sucesso do cidadão, o controlo é atribuído à solução.

Apresentar Formulário

A página de confirmação disponibilizará um formulário com um campo que recebe o código de confirmação. Este formulário é disponibilizado pela solução SAM.

A realização das etapas do processo aplicacional, é suportada pela solução:

Solução AplicacionalServiços

SAM

A solução SAM disponibiliza no portal ePortugal os serviços relacionados com a alteração de morada.

E é suportada também pelas Plataformas Comuns:

Plataforma ComumServiços

FA - Fornecedor de Autenticação

Realiza o serviço de autenticação no portal ePortugal.

ePortugal.gov

É através da interface do portal ePortugal, da aplicação ePortugal.gov, que o serviço de confirmação de alteração de morada é realizado.

Catálogo de Entidades e Serviços (CES)

A apresentação da página inicial feita pela interface do ePortugal, tem como base a informação registada na Ficha do Serviço no CES, onde consta o destino e o tipo do redireccionamento a realizar.

Arquitetura completa do serviço confirmação de alteração de morada

A representação apresentada tem por base o metamodelo e os respetivos artefactos, descritos na Arquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos Digitais.

Last updated