Adquirir o certificado de registo criminal por telefone
Descrição da Arquitetura do Serviço Digital
Atualmente, o pedido online do certificado de registo criminal é feito no Portal Registo Criminal, com recurso a autenticação com o cartão de cidadão (com o código de autenticação e leitor de cartões), ou com a Chave Móvel Digital (CMD).
O novo serviço digital “Pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico” será mais uma opção para adquirir o certificado de registo criminal, disponibilizada ao cidadão, usando o canal telefónico, sendo o processo conduzido por um Operador.
Partes interessadas
AMA
A Agência para Modernização Administrativa é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: atendimento, transformação digital e inovação e participação, e encontra-se sob superintendência e tutela do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
É responsável pelas Plataformas Comuns utilizadas na solução a desenvolver, descrita neste documento.
O novo Balcão do Condutor será será desenvolvido pela AMA, no portal ePortugal.
DGAJ
A Direção-Geral da Administração da Justiça é um serviço do Ministério da Justiça que tem por missão assegurar o apoio ao funcionamento dos tribunais.
Gere atualmente o Portal Registo Criminal que disponibiliza os serviços de Pedido do certificado de registo criminal e Consulta de certificados.
Visão da arquitetura
Atualmente o certificado de registo criminal pode ser pedido presencialmente, por pessoa de qualquer nacionalidade, com documento de identificação válido (cartão de cidadão, passaporte, título de residência) em qualquer posto de atendimento onde é possível a emissão de certificados; ou online, através do Portal Registo Criminal, apenas disponivel para cidadãos portugueses.
No Portal Registo Criminal, o cidadão escolhe a opção “Pedido de Certificado”, e autentica-se com o cartão de cidadão (com o código de autenticação e leitor de cartões), ou com a Chave Móvel Digital (CMD). De seguida, o cidadão acede e preenche um formulário para a submissão do pedido. Findo a submissão do pedido, é-lhe exigido o pagamento da taxa devida, que poderá ser efetuado por referência multibanco ou por cartão de crédito.
O certificado de registo criminal é disponibilizado no Portal Registo Criminal logo que emitido, através da opção "Os Meus Pedidos", mediante prévia autenticação. É emitido em versão bilingue português/inglês e assinado eletronicamente pelos Serviços de Identificação Criminal.
No certificado de registo criminal consta um código de acesso que permite, durante a sua validade, a obtenção eletrónica de um certificado atualizado à data e hora da consulta no Portal Registo Criminal, através da opção “Consulta de Certificado”. A data de validade do código do certificado é de 90 dias a contar da data da emissão (a data de validade consta no próprio certificado emitido).
O novo serviço digital “Pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico” será mais um canal que permite ao cidadão adquirir o certificado de registo criminal.
O processo será realizado por dois intervenientes. O cidadão, enquanto requerente do serviço, e o operador do contact center, que irá efetuar algumas atividades ao longo do processo em nome do cidadão e guiar o cidadão nas atividades que este tem de fazer, por exemplo, a autenticação.
O cidadão despoleta o processo ao realizar uma chamada telefónica para o Contact Center. É necessário que o cidadão tenha a chave móvel digital (CMD) ativada, e a aplicação Autenticação.Gov instalada no seu telemóvel.
Ao longo da chamada, será pedido ao cidadão que autorize o acesso aos seus dados pessoais. O cidadão receberá um pedido de autorização, na aplicação Autenticação.Gov. Para continuar o processo, e deverá escolher a opção “Autorizar”.
Após a autorização do cidadão, será gerado um código de segurança na aplicação Autenticação.Gov, que deverá ser comunicado ao Operador, de modo a possibilitar-lhe a obtenção dos dados do cidadão.
Após comunicar o código de segurança ao operador, o cidadão valida com este se os seus dados estão corretos, e se sim, o operador efetuará o pedido do certificado no Portal Registo Criminal, em nome do cidadão.
Do lado do Operador, ao aceder à aplicação de Backoffice Multicanal, terá acesso a todos os serviços passíveis de serem realizados por telefone.
No serviço Registo Criminal, deverá inserir o número de telemóvel do cidadão, validar a chave móvel digital deste, e enviar um pedido de autorização de acesso a dados.
Após a autorização do cidadão, o operador deverá validar o código de segurança fornecido pelo cidadão. Com isto, será gerado um Token a ser copiado.
O Operador deverá selecionar a opção “Serviço por Telefone” e inserir o Token previamente copiado. Após devidamente autenticado, o operador é encaminhado para uma página do serviço do registo criminal, onde poderá efetuar o pedido do certificado de registo criminal, em nome do cidadão, sendo os passos seguintes semelhantes aos do processo atual de pedido de certificado. E, por esta razão, neste documento apenas caracterizou-se apenas os as novas atividades necessárias e que antecedem o processo de pedidos de certificado de registo criminal.
Os diagramas de arquitetura apresentados neste documento, foram definidos com base na análise funcional deste serviço digital efetuada e partilhada pela equipa eID. Também, afirmamos que estão de acordo com a representação do metamodelo descrito no Anexo I deste documento, conforme a “Arquitetura de Referência, para a nova geração de serviços públicos digitais”. Apresenta:
O processo na vertente de negócio;
O reflexo do processo de negócio, nas etapas do processo aplicacional da solução a desenvolver;
A realização de cada etapa do processo aplicacional quer por novos componentes a desenvolver, quer por plataformas comuns reutilizáveis
Necessidades de negócio
Pressupostos
O cidadão tem a chave móvel digital ativada;
O cidadão tem a aplicação autenticação.gov instalada;
O cidadão autoriza o acesso aos seus dados através da aplicação autenticação.gov;
O operador é responsável por conduzir o processo de pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico;
O operador valida a CMD e os dados do cidadão;
Após a autenticação, o operador é reencaminhado para uma página do serviço federado do registo criminal.
Arquitetura de negócio
Serviço
Pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares
Objetos de negócio do serviço
Certificado do Registo Criminal - O registo criminal contém todos os antecedentes criminais dos cidadãos com mais de 16 anos. O certificado do registo criminal serve para atestar a existência de antecedentes criminais ou para comprovar a sua ausência.
Utilizadores do serviço
Cidadão - Efetua o pedido do certificado de registo criminal, através de uma chamada telefónica ao Call Center;
Operador - Conduz o processo de pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico.
Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico – Procedimento do Cidadão
Processo de Negócio: Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares - Cidadão
Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico – Procedimento do Operador
Processo de Negócio: Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares – Operador
Arquitetura aplicacional
Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico - Procedimento aplicacional para o ponto de vista do Cidadão
Processo Aplicacional: Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico - Cidadão
Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico - Procedimento aplicacional para o ponto de vista do Operador
Processo Aplicacional: Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares no canal telefónico – Operador
E é suportada pelas Plataformas Comuns:
Arquitetura completa
Arquitetura completa do serviço Pedido do certificado de registo criminal de pessoas singulares
A representação apresentada tem por base o metamodelo e os respetivos artefactos, descritos na Arquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos Digitais.
Last updated