Mosaico
  • 👋Bem-vindo ao Guias do Mosaico
  • Plataformas comuns da Administração Pública
    • Serviço de Autenticação
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Assinatura Digital
      • Quais os pré-requisitos técnicos da adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Plataforma de Integração da AP (iAP-PI)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Camada de negócio
        • Atores de negócio
        • Serviços de negócio
    • Plataforma de Pagamentos da AP (PPAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
        • Adesão à PPAP
        • Simplex de urbanismo: Adesão à PPAP e ao DUC no âmbito do RJUE (DL 10/2024)
          • FAQs DL 10/2024
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Como usar o serviço?
    • Plataforma de Mensagens (GAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Como usar o serviço?
    • Plataforma Multicanal (PMC)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
        • Política de gestão de acessos da PMC
    • Bolsa de Documentos
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Catálogo de Entidades e Serviços (CES)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Sistema de Autorizações
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Dados.Gov
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Serviço Público de Notificações Eletrónicas (SPNE)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • ePortugal
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
        • Modelo Ligar
        • Modelo Aproximar
        • Modelo Integrar
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Livro Amarelo Eletrónico
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Interoperabilidade Documental
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
  • 📖Guias Práticos
    • Como funciona o Serviço de Autenticação
      • Autenticação de um utilizador junto de uma entidade utilizando o Cartão do Cidadão
      • Autenticação de um utilizador junto de uma entidade utilizando a Chave Móvel Digital
    • Integrar com o Serviço de Autenticação
      • Entidade no papel de fornecedora de serviços de autenticação web
      • Entidade no papel de fornecedora de atributos
    • Consumir um serviço da iAP-PI
    • Boas práticas para a publicação de API a consumir pela Administração Pública
      • Crie APIs RESTful robusta
      • Reforce a segurança
      • Crie esquemas de mensagens bem definidos e fáceis de consumir
      • Padronize os dados e codificação
      • Teste o desempenho e escalabilidade das APIs
      • Publicar e documentar a API
    • Usabilidade - Como realizar testes de usabilidade?
    • Usabilidade - Como desenvolver aplicações para dispositivos móveis?
      • Boas Práticas
      • Componentes da Interface
    • Cloud - Guia para modelos de implementação
      • Cloud pública
      • Cloud privada
      • Cloud comunitária
      • Cloud híbrida
      • Comparativo dos modelos de implementação
    • Cloud - Guia para modelos de serviço
      • IaaS - Infrastructure as a Service
      • PaaS - Plataform as a Service
      • SaaS - Software as a Service
      • Comparativo dos Modelos de Serviços Cloud
    • GuIA Responsável para a IA
      • Responsabilização
      • Transparência
      • Explicabilidade
      • Justiça
      • Ética
    • O que é o ciberataque?
    • Como criar um plano de testes?
    • Como documentar testes funcionais?
    • Quais os tipos de testes que pode realizar?
    • Como disponibilizar e reutilizar dados abertos
      • Publicar dados abertos no dados.gov
      • Findability - Tornar os dados localizáveis
      • Accessibility – Tornar os dados acessíveis
      • Interoperability – Promover a interoperabilidade dos dados
      • Reusability – Facilitar a reutilização de dados
      • Recomendações para ficheiros CSV
      • Recomendações para melhorar o nível de abertura dos dados
      • Reutilizar dados abertos
    • Como aderir ao Fornecedor de Atributos de Funcionário (FAF)?
      • Como aderir?
      • Como fazer o Registo de Entidades?
        • Tipo de Entidade
        • Registo de Entidade
        • Adicionar os Funcionários à Entidade
          • Editar Entidade
          • Adicionar Funcionário
            • Dados Pessoais
            • Cargos Profissionais
            • Poderes
            • Resumos e conclusões
          • Upload do Excel
          • Termos e Condições
      • Como fazer a Gestão de Entidades?
        • Ações sobre funcionários
        • Cancelar Registo
    • Decreto-Lei nº 49/2024 - Perguntas Frequentes
      • Inventário de Portais e Serviços
      • Calendarização da Concretização das Medidas
      • Desenho dos Serviços Federados
        • Serviços e a aplicação do Ágora Design System
        • Requisitos
        • Fluxo do serviço federado
        • Protótipos
      • Inventário de Linhas de Atendimento
  • SDG - Plataforma Digital Única
    • Regulamentos e diretrizes
    • Requisitos dos serviços digitais
  • Adesão ao Fornecedor de Evidências – Emissor de Evidência
    • Tipos de evidências
    • Endpoints
      • GetEvidence
        • Estrutura dos parâmetros de entrada
        • Estrutura dos parâmetros de saída
  • Adesão ao Fornecedor de Evidências – Localizador de Evidência
    • Comunicação com o Localizador de Evidência
      • Redireccionamento para o Localizador de Evidência
      • Endpoints do Portal de Serviços
      • Redireccionamento para o Portal de Serviço
      • Consulta do Estado da Evidência
    • Códigos de Resposta
  • 🚀Serviços de Nova Geração
    • Arquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos Digitais
      • Conceitos
      • Princípios Orientadores
      • Standards
      • Metamodelo
      • Plataformas comuns
        • Estrutura Classificativa
        • Descrição
        • Serviços e Interfaces
      • Padrão de referência de solução aplicacional
      • Caso de utilização
    • Representação de novos serviços públicos
      • Consultar pontos da carta de condução e contraordenações
      • Ativar Chave Móvel Digital (CMD) com biometria
        • Ativar CMD com recurso à biometria via Aplicação
        • Ativar CMD com recurso a biometria via Videochamada
      • Confirmar a alteração de morada
      • Adquirir o certificado de registo criminal por telefone
  • 🗃️Casos de Estudo
    • Como o Ticapp usa a ferramenta ágil Jira
      • Gestão do Backlog
      • Release
      • Sprint
      • Reports
Powered by GitBook
On this page
  • Escrever casos de teste
  • Reportar erros e melhorias
  1. Guias Práticos

Como documentar testes funcionais?

PreviousComo criar um plano de testes?NextQuais os tipos de testes que pode realizar?

Last updated 1 year ago

Os testes de software devem ser documentados, sendo os testes funcionais um conjunto de passos feitos por um utilizador para validar as regras de negócio, as regras de design, usabilidade, entre outras. Identificam-se os vários cenários de teste que se considerem críticos para aceitação das funcionalidades, descreve-se o resultado esperado para cada um, o resultado obtido, os dados de testes e a data e hora em que foram feitos.

No decorrer dos testes podem identificar-se erros e melhorias, que devem ser reportados com o máximo de informação possível para que a equipa consiga analisar e resolver. Após resolução, é validado e deve atualizar-se com o novo resultado.

Este guia apresenta um conjunto de sugestões para que a documentação dos testes seja feita de forma coerente e fácil de partilhar com os vários membros da equipa.

Escrever casos de teste

O primeiro passo é identificar quais os diferentes cenários que vão ser testados. Dado que não se pode testar todos os cenários possíveis, é importante identificar os cenários críticos para o funcionamento correto do software. Estes são os casos de teste que devem ser escritos no caderno de testes.

Há várias formas de identificar os casos de teste, mas recomenda-se que seja feito com base nos requisitos funcionais. Uma forma simples é começar pelo "caminho feliz", isto é, o utilizador faz uma tarefa sem sair do fluxo que foi pensado - como por exemplo preencher um formulário corretamente, sem se enganar, e submeter no fim. Este é o cenário que representa o propósito principal da funcionalidade, e é preciso garantir que tem o comportamento esperado. A partir deste caso de teste, identificam-se outros cenários que se desviam do que seria o comportamento expectável do utilizador, e que possam causar problemas para o utilizador ou para o sistema. São cenários que testam os limites. Por exemplo, considerando um formulário que que apresenta uma opção de preenchimento apenas para utilizadores acima de 18 anos, devem ser testados, no mínimo, três cenários: utilizador com menos de 18 anos, idade igual a 18 anos e idade superior a 18 anos. Esta lógica deve ser aplicada aos vários requisitos de negócio. Cada requisito de negócio deve ter, pelo menos, um teste associado.

No template disponibilizado neste guia, a primeira tab apresenta um exemplo de preenchimento de casos de teste para uma funcionalidade de login, meramente exemplificativa. Cada caso de teste deve incluir os seguintes elementos:

  • ID: Número que identifica o caso de teste;

  • Caso de teste: Breve descrição que dê a entender qual o cenário de teste;

  • Passo-a-passo (opcional): Descrição detalhada da sequência de tarefas que devem ser feitas para fazer o caso de teste, podendo incluir dados de teste nesta descrição;

  • Resultado esperado: Descrição do resultado que se pretende obter com o teste;

  • Resultado obtido: Descrição do resultado após executar o teste. Caso não tenha sido o resultado esperado, é necessário reportar o erro (ou erros) com detalhe. A funcionalidade pode ter o comportamento esperado mas, ainda assim, identificar melhorias. Estas também devem ser reportadas com detalhe. Recomenda-se que seja criada uma lista à parte com todos os erros e melhorias (tab Problemas reportados);

  • Estado: Indica se o teste passou, falhou, ficou pendente (bloqueado) ou sem efeito, no caso de se perceber que afinal não era aplicável;

  • Última atualização: Data de quando foi testado. Após correção deve testar-se de novo e atualizar a data.

  • Comentários (opcional): Comentários que podem dar mais informações sobre o teste.

A gestão de testes pode ser feita com recurso a softwares e aplicações adequados para tal, que permitam distribuir os casos de teste por vários utilizadores ou testers, e reportar os erros e melhorias. Estas ferramentas permitem fazer um rastreamento de casos de teste por requisito, erros e melhorias, pois tudo está ligado. Em alternativa, o template excel pode ser uma solução, pois é importante documentar os testes que são feitos ao software de forma estruturada e com uma visão transversal para toda a equipa.

Reportar erros e melhorias

No decorrer dos testes são detetados problemas que podem ser classificados de erros ou melhorias. Considera-se um erro o comportamento do sistema diferente do esperado, isto é, diferente do que estava especificado nos requisitos de negócio. Uma melhoria surge quando, no decorrer dos testes, se verifica que o comportamento esperado não é o mais adequado à necessidade de negócio, ainda que funcione corretamente, deve ser alterado para servir melhor o seu propósito. Esta classificação é útil na gestão de âmbito de projetos de software, em particular os de âmbito fechado ou em período de garantia, bem como manutenção corretiva e evolutiva.

No template disponibilizado neste guia, a segunda tab apresenta um exemplo de problemas reportados após testar uma funcionalidade de login, meramente exemplificativa. Cada problema reportado deve incluir os seguintes elementos:

  • ID: Número que identifica o problema;

  • Teste: Número que identifica o caso de teste onde se detetou o problema reportado;

  • Tipo: Classificação (erro ou melhoria);

  • Descrição: Descrição detalhada do problema, de preferência com as seguintes informações:

    • Ambiente onde ocorreu;

    • Ecrã(s);

    • Passo-a-passo;

    • Data e hora;

    • Mensagens de erro obtidas;

    • Screenshots dos resultados. Quanto mais informação estiver na descrição do problema, mais fácil será a análise e resolução por parte da equipa.

  • Prioridade: Classificação da prioridade do problema entre baixa, média, alta e urgente;

  • Estado: Estado em que se encontra o problema, podendo classificar como (a lista seguinte é uma sugestão de classificações possíveis, mas deve ser adaptado às necessidades da equipa):

    • Novo: Problema reportado por analisar;

    • Em progresso: Problema em análise/resolução;

    • Corrigido: Problema resolvido, por validar;

    • Reaberto: Ao validar a correção, se o problema persistir deve ser reaberto;

    • Validado: Ao validar a correção verifica-se que o problema está resolvido.

  • Data reportado: Data de quando o erro foi reportado, de preferência com a hora em que ocorreu o erro também.

  • Data última atualização: Sempre que existir uma atualização deve ser registada a data;

  • Comentários: Comentários que podem dar mais informações sobre o problema.

A gestão de problemas (ou issues) pode ser feita com recurso a softwares e aplicações adequados para tal, que permitam distribuir os probelmas pelos membros da equipa para que possam analisar e corrigir. Estas ferramentas permitem fazer um rastreamento dos problemas reportados e da resolução ao longo do tempo. Em alternativa, o template excel pode ser uma solução, pois é importante documentar os problemas que são identificados ao fazer testes de software. Cada tab com um número identifica um problema reportado onde se pode adicionar mais detalhe com screenshots e outras informações que sejam úteis na análise e resolução dos problemas.

📖
341KB
Template_Caderno_de_Testes.xlsx
Template caderno de testes