Interoperability – Promover a interoperabilidade dos dados

Formato de dados temporais

Disponibilizar sempre dados e metadados temporais no formato ISO 8601 (AAAA-MM-DD hh:mm:ss) e, caso seja aplicável, indicar o fuso horário utilizado, referente ao Coordinated Universal Time (UTC).

De seguida são ilustrados dois exemplos de uma tabela CSV com dados sobre visitas a páginas. No exemplo incorreto, o formato dos dados relativos ao tempo de visualização não segue um esquema consistente, tornando o seu processamento difícil. No exemplo correto, são mostrados os mesmos dados formatados corretamente.

De seguida ilustra-se uma tabela em que os dados relativos a datas não seguem o formato ISO 8601 e outra onde os mesmos dados estão corretamente formatados.

Formatação de números

Utilizar sempre o ponto para formatar números com casas decimais e não usar o separador dos milhares, de modo a não criar ambiguidades.

De seguida são ilustrados dois exemplos de formatação de números, um incorreto e outro correto.

Disponibilizar ficheiros no standard UTF-8

Todos os ficheiros devem ser disponibilizados no standard internacional de codificação de caracteres UTF-8. Caso seja necessário utilizar outro tipo de codificação, este deve estar indicado nos metadados. Para além disso, também deve ser evitada a utilização de caracteres especiais

De seguida são ilustrados dois exemplos. No exemplo incorreto, em que não é usado o standard UTF-8, pode verificar-se que o caractere “–“ ficou mal codificado. No exemplo correto, onde se utiliza o standard UTF-8, o caractere “–“ está corretamente codificado.

Last updated