Usabilidade - Como desenvolver aplicações para dispositivos móveis?

A utilização de dispositivos móveis (excluindo os tablets) tem vindo a crescer e no segundo trimestre de 2022, segundo a Statista, 58,99% do tráfego dos sítios Internet foi realizado em dispositivos móveis. Com este número significativo de utilização de dispositivos móveis, quando uma entidade da Administração Pública Portuguesa disponibiliza os seus serviços tem de ter em consideração a usabilidade neste tipo de dispositivos, por forma a garantir o acesso fácil e universal aos serviços públicos, permitindo dessa forma a sua adoção pelos cidadãos e empresas.

Na nossa análise, identificámos que grande parte dos guias de usabilidade existentes estão focados na navegação em computadores desktop e não abordam as especificidades presentes em dispositivos móveis. Por esta razão, considerámos ser de enorme relevância criar o presente guia no qual apresentamos o que consideramos as boas práticas de usabilidade para aplicações para dispositivos móveis.

Para além dos exemplos e boas práticas apresentados neste guia, é considera-se interessante que sejam seguidas as recomendações dos fabricantes dos sistemas operativos para dispositivos móveis. Pode consultar estas recomendações online, nos sites dos principais fornecedores de dispositivos móveis:

Como pressuposto, e de acordo com o DL nº 83/2018, uma Aplicação para Dispositivo Móvel é o “software de aplicação concebido e desenvolvido para utilização pelo público em geral, em dispositivos móveis, nomeadamente telemóveis inteligentes (smartphones) e tablets, excluindo o software que controla esses dispositivos (sistemas operativos móveis) e o hardware;”.

Como nota adicional, gostaríamos de salientar que tal como para outras soluções tecnológicas, no caso da criação de uma aplicação móvel no âmbito de serviços da Administração Pública Portuguesa, deverão ser seguidas as especificações estipuladas no Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID).

Este guia está dividido em três seções:

pageBoas PráticaspageComponentes da Interface

Last updated