Findability - Tornar os dados localizáveis
Descrever os dados recorrendo a metadados
Descrever os dados recorrendo a metadados completos e atualizados, que incluam toda a informação relevante para permitir que sejam descobertos e utilizados mais facilmente, tendo em conta que quanto mais informações forem fornecidas sobre os dados, mais fácil será para os utilizadores encontrá-los, aumentando as hipóteses de serem reutilizados.
Os metadados devem ser precisos, exatos e úteis, com vista a ajudar os utilizadores a identificar se a informação disponibilizada corresponde ao que pretendem, e incluir:
Título;
Descrição;
Palavras-chave;
Categorias;
De seguida são ilustrados dois exemplos da descrição de dois conjuntos de dados, um correto e outro incorreto.
Neste exemplo correto a descrição do conjunto de dados está bem detalhada, ajudando os potenciais utilizadores a terem uma visão geral do seu conteúdo.
No exemplo incorreto que se segue a descrição do conjunto de dados é igual ao título e não fornece qualquer informação que seja útil para os utilizadores perceberem qual o seu conteúdo.
Marcar valores não existentes como nulos
Marcar os valores em falta explicitamente como valores nulos, de modo a não criar ambiguidade e indicar aos utilizadores que os dados não foram esquecidos. Ter em conta que se existir uma percentagem elevada de valores nulos numa linha ou coluna, deve-se considerar a sua eliminação, uma vez que estes registos provavelmente não irão trazer qualquer valor acrescentado aos utilizadores.
Os valores em falta devem ser assinalados com “NULL” ou “NA”.
De seguida são ilustrados dois exemplos de uma tabela CSV com dados sobre as visitas a páginas de um site. No exemplo incorreto, os valores em falta são indicados deixando os campos vazios, tornando-os ambíguos e podendo dar origem a erros durante o processamento dos dados. No exemplo correto são mostrados os mesmos dados, mas com os valores em falta claramente assinalados como “null”.
Last updated