Findability - Tornar os dados localizáveis

Descrever os dados recorrendo a metadados

Descrever os dados recorrendo a metadados completos e atualizados, que incluam toda a informação relevante para permitir quesejam descobertos e utilizados mais facilmente, tendo em conta que quanto mais informações forem fornecidas sobre os dados, mais fácil será para os utilizadores encontrá-los, aumentando as hipóteses de serem reutilizados.

Os metadados devem ser precisos, exatos e úteis, com vista a ajudar os utilizadores a identificar se a informação disponibilizada corresponde ao que pretendem, e incluir:

  • Título;

  • Descrição;

  • Palavras-chave;

  • Categorias;

  • Informação temporal;

  • Informação espacial.

De seguida são ilustrados dois exemplos da descrição de dois conjuntos de dados, um correto e outro incorreto.

Neste exemplo correto a descrição do conjunto de dados está bem detalhada, ajudando os potenciais utilizadores a terem uma visão geral do seu conteúdo.

No exemplo incorreto que se segue a descrição do conjunto de dados é igual ao título e não fornece qualquer informação que seja útil para os utilizadores perceberem qual o seu conteúdo.

Marcar valores não existente como nulos

Marcar os valores em falta explicitamente como valores nulos, de modo a não criar ambiguidade e indicar aos utilizadores que os dados não foram esquecidos. Ter em conta que se existir uma percentagem elevada de valores nulos numa linha ou coluna, deve-se considerar a sua eliminação, uma vez que estes registos provavelmente não irão trazer qualquer valor acrescentado aos utilizadores.

  • Os valores em falta devem ser assinalados com “NULL” ou “NA”.

De seguida são ilustrados dois exemplos de uma tabela CSV com dados sobre as visitas a páginas de um site. No exemplo incorreto, os valores em falta são indicados deixando os campos vazios, tornando-os ambíguos e podendo dar origem a erros durante o processamento dos dados. No exemplo correto são mostrados os mesmos dados, mas com os valores em falta claramente assinalados como “null”.

Last updated