Mosaico
  • 👋Bem-vindo ao Guias do Mosaico
  • Plataformas comuns da Administração Pública
    • Serviço de Autenticação
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Assinatura Digital
      • Quais os pré-requisitos técnicos da adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Plataforma de Integração da AP (iAP-PI)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Camada de negócio
        • Atores de negócio
        • Serviços de negócio
    • Plataforma de Pagamentos da AP (PPAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
        • Adesão à PPAP
        • Simplex de urbanismo: Adesão à PPAP e ao DUC no âmbito do RJUE (DL 10/2024)
          • FAQs DL 10/2024
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Como usar o serviço?
    • Plataforma de Mensagens (GAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
      • Como usar o serviço?
    • Plataforma Multicanal (PMC)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
        • Política de gestão de acessos da PMC
    • Bolsa de Documentos
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Catálogo de Entidades e Serviços (CES)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Sistema de Autorizações
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Dados.Gov
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Serviço Público de Notificações Eletrónicas (SPNE)
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • ePortugal
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
        • Modelo Ligar
        • Modelo Aproximar
        • Modelo Integrar
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Livro Amarelo Eletrónico
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
    • Interoperabilidade Documental
      • Quais os pré-requisitos técnicos de adesão?
      • Qual o processo de adesão?
      • Como está estruturada a plataforma?
  • 📖Guias Práticos
    • Como funciona o Serviço de Autenticação
      • Autenticação de um utilizador junto de uma entidade utilizando o Cartão do Cidadão
      • Autenticação de um utilizador junto de uma entidade utilizando a Chave Móvel Digital
    • Integrar com o Serviço de Autenticação
      • Entidade no papel de fornecedora de serviços de autenticação web
      • Entidade no papel de fornecedora de atributos
    • Consumir um serviço da iAP-PI
    • Boas práticas para a publicação de API a consumir pela Administração Pública
      • Crie APIs RESTful robusta
      • Reforce a segurança
      • Crie esquemas de mensagens bem definidos e fáceis de consumir
      • Padronize os dados e codificação
      • Teste o desempenho e escalabilidade das APIs
      • Publicar e documentar a API
    • Usabilidade - Como realizar testes de usabilidade?
    • Usabilidade - Como desenvolver aplicações para dispositivos móveis?
      • Boas Práticas
      • Componentes da Interface
    • Cloud - Guia para modelos de implementação
      • Cloud pública
      • Cloud privada
      • Cloud comunitária
      • Cloud híbrida
      • Comparativo dos modelos de implementação
    • Cloud - Guia para modelos de serviço
      • IaaS - Infrastructure as a Service
      • PaaS - Plataform as a Service
      • SaaS - Software as a Service
      • Comparativo dos Modelos de Serviços Cloud
    • GuIA Responsável para a IA
      • Responsabilização
      • Transparência
      • Explicabilidade
      • Justiça
      • Ética
    • O que é o ciberataque?
    • Como criar um plano de testes?
    • Como documentar testes funcionais?
    • Quais os tipos de testes que pode realizar?
    • Como disponibilizar e reutilizar dados abertos
      • Publicar dados abertos no dados.gov
      • Findability - Tornar os dados localizáveis
      • Accessibility – Tornar os dados acessíveis
      • Interoperability – Promover a interoperabilidade dos dados
      • Reusability – Facilitar a reutilização de dados
      • Recomendações para ficheiros CSV
      • Recomendações para melhorar o nível de abertura dos dados
      • Reutilizar dados abertos
    • Como aderir ao Fornecedor de Atributos de Funcionário (FAF)?
      • Como aderir?
      • Como fazer o Registo de Entidades?
        • Tipo de Entidade
        • Registo de Entidade
        • Adicionar os Funcionários à Entidade
          • Editar Entidade
          • Adicionar Funcionário
            • Dados Pessoais
            • Cargos Profissionais
            • Poderes
            • Resumos e conclusões
          • Upload do Excel
          • Termos e Condições
      • Como fazer a Gestão de Entidades?
        • Ações sobre funcionários
        • Cancelar Registo
    • Decreto-Lei nº 49/2024 - Perguntas Frequentes
      • Inventário de Portais e Serviços
      • Calendarização da Concretização das Medidas
      • Desenho dos Serviços Federados
        • Serviços e a aplicação do Ágora Design System
        • Requisitos
        • Fluxo do serviço federado
        • Protótipos
      • Inventário de Linhas de Atendimento
  • SDG - Plataforma Digital Única
    • Regulamentos e diretrizes
    • Requisitos dos serviços digitais
  • Adesão ao Fornecedor de Evidências – Emissor de Evidência
    • Tipos de evidências
    • Endpoints
      • GetEvidence
        • Estrutura dos parâmetros de entrada
        • Estrutura dos parâmetros de saída
  • Adesão ao Fornecedor de Evidências – Localizador de Evidência
    • Comunicação com o Localizador de Evidência
      • Redireccionamento para o Localizador de Evidência
      • Endpoints do Portal de Serviços
      • Redireccionamento para o Portal de Serviço
      • Consulta do Estado da Evidência
    • Códigos de Resposta
  • 🚀Serviços de Nova Geração
    • Arquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos Digitais
      • Conceitos
      • Princípios Orientadores
      • Standards
      • Metamodelo
      • Plataformas comuns
        • Estrutura Classificativa
        • Descrição
        • Serviços e Interfaces
      • Padrão de referência de solução aplicacional
      • Caso de utilização
    • Representação de novos serviços públicos
      • Consultar pontos da carta de condução e contraordenações
      • Ativar Chave Móvel Digital (CMD) com biometria
        • Ativar CMD com recurso à biometria via Aplicação
        • Ativar CMD com recurso a biometria via Videochamada
      • Confirmar a alteração de morada
      • Adquirir o certificado de registo criminal por telefone
  • 🗃️Casos de Estudo
    • Como o Ticapp usa a ferramenta ágil Jira
      • Gestão do Backlog
      • Release
      • Sprint
      • Reports
Powered by GitBook
On this page
  • Administração Pública
  • Arquitetura de Referência
  • Arquitetura de Solução
  • Arquitetura Empresarial
  • Componente Aplicacional
  • Interface Aplicacional
  • Metamodelo
  • Objeto de Negócio
  • Papel de Negócio
  • Plataforma Comum
  • Processo de Negócio
  • Processo Aplicacional
  • Serviço Aplicacional
  • Serviço de Negócio
  • Serviço Público Digital
  • Solução Aplicacional
  1. Serviços de Nova Geração
  2. Arquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos Digitais

Conceitos

Administração Pública

Universo que compreende os subsetores Administração Central, Administração Regional e Administração Local.

Arquitetura de Referência

Disciplina da arquitetura empresarial que fornece um vocabulário comum, princípios, padrões e plataformas comuns para representar soluções.

Fonte de informação de referência que guia o desenho e construção de soluções mais consistentes e padronizadas.

Arquitetura de Solução

Uma arquitetura de solução aplica-se tipicamente a um único projeto ou a uma release de um projeto, auxiliando na tradução dos requisitos para uma visão (desenho) de solução, especificações funcionais e/ou sistemas de TI de alto nível, e um portfólio de atividades de implementação.

Arquitetura Empresarial

A arquitetura empresarial é uma disciplina para liderar de forma proativa e holística as respostas corporativas às forças disruptivas, identificando e analisando a execução da mudança em direção à visão de negócios e resultados desejados. A EA agrega valor ao apresentar aos líderes de negócio e de TI as recomendações para a evolução de políticas e projetos para atingir os resultados de negócios desejados que permitam capitalizar as disrupções de negócios relevantes.

Gartner IT Glossary

Componente Aplicacional

O componente aplicacional representa o encapsulamento de uma funcionalidade aplicacional, juntamente com a estrutura de implementação. O componente aplicacional é assim uma unidade independente. Como tal, é implementável de forma independente, reutilizável e substituível. Encapsula o seu comportamento e dados, expõe serviços aplicacionais e disponibiliza-os por meio de interfaces.

Os componentes aplicacionais podem representar Plataformas Comuns transversais.

Interface Aplicacional

A interface aplicacional especifica como as funcionalidades de um componente aplicacional podem ser acedidas por outros elementos.

A interface aplicacional expõe serviços aplicacionais aos elementos externos à aplicação.

O mesmo serviço aplicacional pode ser exposto por interfaces diferentes e a mesma interface pode expor diversos serviços.

Metamodelo

O Metamodelo é um modelo que permite explicitar que elementos são essenciais na descrição de uma arquitetura.

Objeto de Negócio

O objeto de negócio representa um conceito informacional utilizado num domínio de negócio específico.

Modela um tipo de informação, da qual podem existir várias instâncias que podem ser criadas, lidas ou escritos, por um processo ou serviço de negócio.

Papel de Negócio

O papel de negócio, define determinadas responsabilidades ou habilidades, e é atribuído aos processos, ou serviços de negócio.

Plataforma Comum

As plataformas comuns são plataformas criadas pela Administração Pública que podem e devem ser utilizadas por entidades públicas para a implementação de determinado tipo de funcionalidades nos serviços públicos digitais.

Processo de Negócio

O processo de negócio representa uma sequência de atividades necessárias para atingir um resultado específico, com valor para a organização.

O processo de negócio pode ser desagregado numa sequência de outros processos mais detalhados, permitindo que o resultado final seja obtido a partir de uma sequência de resultados intermédios.

O processo de negócio pode realizar serviços de negócio, e pode ser servido por serviços aplicacionais.

Processo Aplicacional

O processo aplicacional é uma forma de especificação do comportamento de uma solução aplicacional, em que este é decomposto numa sequência de etapas. A principal diferença para o processo de negócio é que as etapas do processo aplicacional são necessariamente realizadas por sistemas, e consequentemente por atores que não decidem nem são alvo de responsabilização.

Serviço Aplicacional

O serviço aplicacional representa um comportamento de uma aplicação exposto a elementos externos à aplicação. Assim, o serviço aplicacional expõe a funcionalidade de um componente aplicacional. Essa funcionalidade é acedida por meio de uma ou mais interfaces aplicacionais.

O serviço aplicacional deve ser significativo do ponto de vista do ambiente, ou seja, deve fornecer um comportamento que seja, em si, útil para os seus utilizadores. Tem assim um propósito, que declara essa utilidade ao ambiente. Isso significa, por exemplo, que se esse ambiente incluir processos de negócios, os serviços aplicacionais devem ter relevância para os processos de negócio.

Serviço de Negócio

O serviço de negócio fornece um comportamento que seja significativo do ponto de vista do ambiente, que no caso da presente arquitetura são os cidadãos e empresas utentes dos serviços públicos digitais.

Os serviços de negócio são realizados por processos de negócio.

Serviço Público Digital

Relação entre os cidadãos, as empresas e as associações da sociedade civil e o Estado, que tenham como intervenientes uma ou mais entidades públicas da Administração Pública, e que pretenda endereçar os direitos, as obrigações, e/ou as necessidades derivadas de um determinado evento de vida, em que a interação é suportada por canais digitais.

Solução Aplicacional

A solução aplicacional representa aplicações inteiras, ou seja, sistemas de TI que incluem interfaces, serviços e componentes aplicacionais, e partes individuais de tais aplicações, em todos os níveis de detalhes relevantes.

PreviousArquitetura de Referência para a nova geração de Serviços Públicos DigitaisNextPrincípios Orientadores

Last updated 2 years ago

🚀