Conceitos

Administração Pública

Universo que compreende os subsetores Administração Central, Administração Regional e Administração Local.

Arquitetura de Referência

Disciplina da arquitetura empresarial que fornece um vocabulário comum, princípios, padrões e plataformas comuns para representar soluções.

Fonte de informação de referência que guia o desenho e construção de soluções mais consistentes e padronizadas.

Arquitetura de Solução

Uma arquitetura de solução aplica-se tipicamente a um único projeto ou a uma release de um projeto, auxiliando na tradução dos requisitos para uma visão (desenho) de solução, especificações funcionais e/ou sistemas de TI de alto nível, e um portfólio de atividades de implementação.

Arquitetura Empresarial

A arquitetura empresarial é uma disciplina para liderar de forma proativa e holística as respostas corporativas às forças disruptivas, identificando e analisando a execução da mudança em direção à visão de negócios e resultados desejados. A EA agrega valor ao apresentar aos líderes de negócio e de TI as recomendações para a evolução de políticas e projetos para atingir os resultados de negócios desejados que permitam capitalizar as disrupções de negócios relevantes.

Gartner IT Glossary

Componente Aplicacional

O componente aplicacional representa o encapsulamento de uma funcionalidade aplicacional, juntamente com a estrutura de implementação. O componente aplicacional é assim uma unidade independente. Como tal, é implementável de forma independente, reutilizável e substituível. Encapsula o seu comportamento e dados, expõe serviços aplicacionais e disponibiliza-os por meio de interfaces.

Os componentes aplicacionais podem representar Plataformas Comuns transversais.

Interface Aplicacional

A interface aplicacional especifica como as funcionalidades de um componente aplicacional podem ser acedidas por outros elementos.

A interface aplicacional expõe serviços aplicacionais aos elementos externos à aplicação.

O mesmo serviço aplicacional pode ser exposto por interfaces diferentes e a mesma interface pode expor diversos serviços.

Metamodelo

O Metamodelo é um modelo que permite explicitar que elementos são essenciais na descrição de uma arquitetura.

Objeto de Negócio

O objeto de negócio representa um conceito informacional utilizado num domínio de negócio específico.

Modela um tipo de informação, da qual podem existir várias instâncias que podem ser criadas, lidas ou escritos, por um processo ou serviço de negócio.

Papel de Negócio

O papel de negócio, define determinadas responsabilidades ou habilidades, e é atribuído aos processos, ou serviços de negócio.

Plataforma Comum

As plataformas comuns são plataformas criadas pela Administração Pública que podem e devem ser utilizadas por entidades públicas para a implementação de determinado tipo de funcionalidades nos serviços públicos digitais.

Processo de Negócio

O processo de negócio representa uma sequência de atividades necessárias para atingir um resultado específico, com valor para a organização.

O processo de negócio pode ser desagregado numa sequência de outros processos mais detalhados, permitindo que o resultado final seja obtido a partir de uma sequência de resultados intermédios.

O processo de negócio pode realizar serviços de negócio, e pode ser servido por serviços aplicacionais.

Processo Aplicacional

O processo aplicacional é uma forma de especificação do comportamento de uma solução aplicacional, em que este é decomposto numa sequência de etapas. A principal diferença para o processo de negócio é que as etapas do processo aplicacional são necessariamente realizadas por sistemas, e consequentemente por atores que não decidem nem são alvo de responsabilização.

Serviço Aplicacional

O serviço aplicacional representa um comportamento de uma aplicação exposto a elementos externos à aplicação. Assim, o serviço aplicacional expõe a funcionalidade de um componente aplicacional. Essa funcionalidade é acedida por meio de uma ou mais interfaces aplicacionais.

O serviço aplicacional deve ser significativo do ponto de vista do ambiente, ou seja, deve fornecer um comportamento que seja, em si, útil para os seus utilizadores. Tem assim um propósito, que declara essa utilidade ao ambiente. Isso significa, por exemplo, que se esse ambiente incluir processos de negócios, os serviços aplicacionais devem ter relevância para os processos de negócio.

Serviço de Negócio

O serviço de negócio fornece um comportamento que seja significativo do ponto de vista do ambiente, que no caso da presente arquitetura são os cidadãos e empresas utentes dos serviços públicos digitais.

Os serviços de negócio são realizados por processos de negócio.

Serviço Público Digital

Relação entre os cidadãos, as empresas e as associações da sociedade civil e o Estado, que tenham como intervenientes uma ou mais entidades públicas da Administração Pública, e que pretenda endereçar os direitos, as obrigações, e/ou as necessidades derivadas de um determinado evento de vida, em que a interação é suportada por canais digitais.

Solução Aplicacional

A solução aplicacional representa aplicações inteiras, ou seja, sistemas de TI que incluem interfaces, serviços e componentes aplicacionais, e partes individuais de tais aplicações, em todos os níveis de detalhes relevantes.

Last updated