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  • Associar outros issues
  • Associar checklists
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  1. Casos de Estudo
  2. Como o Ticapp usa a ferramenta ágil Jira

Gestão do Backlog

Tipos (Epic, User Story, Task, Bug)

Epic

No jira qualquer ação de trabalho tem o nome de issue. O epic é um issue que reflete o foco de negócio para o produto, de forma mais abrangente. Corresponde a uma iniciativa do negócio que se pretende ver concretizada no produto a desenvolver.

Os user stories e as tasks ficam associados ao épico.

User Story

O user story corresponde a requisito ou funcionalidade a que o produto deverá dar resposta (User Story / Job Story) e que trás valor para o utilizador.

Como [perfil], quando [situação], quero [motivação e como], para que [resultado esperado].

Task

Uma user story dá origem a uma ou mais tarefas, tantas quanto as necessárias para a concretização da story no produto final. As tarefas podem corresponder a tarefas do processo de reseach e design thinking (empatia, definição, ideação, protótipo e testes), análise, desenvolvimento, testes, passagens e outros tipos de trabalho a realizar. Deve estimar-se o esforço de cada tarefa em story points para ser possível planear o trabalho que se faz em cada sprint e medir a velocidade da equipa.

Bug

Quando é encontrado um problema no produto desenvolvido, após o requisito ou funcionalidade ter sido dado por concluído, é reportada uma correção (erro / bug).

Hierarquia

A figura seguinte ilustra a hierarquia existente entre os vários tipos de issues do Backlog:

Campos a preencher

Consoante o tipo de issue, há campos que deverão ser preenchidos.

[1] As tarefas são estimadas em unidades de valor abstratas, tais como story points, com base na utilização de um modelo de pesos relativos. O significado dos story points é determinado pela Equipa (ex. níveis de complexidade de implementação).

Algumas notas transversais sobre o preenchimento dos seguintes campos:

  • Description – incluir User Story / Job Story, critérios de aceitação, link para protótipo e para qualquer outro documento relevante;

  • Priority – selecionar entre Highest, High, Medium, Low, Lowest;

  • Business Unit Value – auxiliar à ordenação em hierarquia dos issues nas pesquisas, deverá ser preenchido unicamente pelo Product Owner;

  • Sprint – preenchido apenas quando o issue for incluído no Sprint Backlog.

Epic

  • Issue Type = Epic;

  • Components = Epic.

Story

  • Issue Type = Story;

  • Components = Story.

Task

  • Issue Type = Task;

  • Description – incluir descrição completa que permita identificar exatamente o âmbito da tarefa;

  • Components – selecionar entre Backend, Data Analytics, Deployment, Development, Frontend, Functional Analysis, Segurança, UX/UI.

Bug

  • Issue Type = Bug;

  • Description – incluir descrição completa que permita identificar exatamente qual o problema e como replicar o mesmo;

  • Components – selecionar entre Backend, Data Analytics, Deployment, Development, Frontend, Functional Analysis, Segurança, UX/UI;

  • Environment – informação adicional que permita replicar o problema;

  • Fix versions – Release onde vai ser corrigido o erro;

  • Affects versions – Release onde ocorre o erro.

Associar outros issues

Assim, é fundamental criar as seguintes relações através da criação de links com outros issues:

  • Relação de hierarquia Story – Task (importante para garantir o contexto de negócio da task a realizar);

  • Relação de hierarquia Story – Bug (importante para garantir o contexto de negócio do bug a corrigir);

  • Relação entre Task – Task (se são ambas essenciais para a concretização de um incremento ao produto, por exemplo, tarefa de UX – tarefa de FE – tarefa de BE);

  • Relação entre Task – Bug (se aplicável);

  • Relação entre quaisquer issues (representativa das dependências entre si).

Associar checklists

O Jira permite definir uma checklist com um conjunto de tópicos a confirmar ou executar, para reutilização em vários issues. Tem a vantagem de ser definida uma única vez e permitir fazer referência a esta sempre que for necessário, enriquecendo a informação que consta do issue.

Um conceito essencial ao agile, a Definition of Done, corresponde a um exemplo prático da utilização de uma checklist. Mas até uma característica ou comportamento repetitivo do produto pode ser identificado como uma checklist. O importante é não esquecer de selecionar a checklist em todos os issues onde esta deverá ser aplicável.

As figuras seguintes ilustram alguns exemplos de checklist:

Ciclo de vida

Estados de issues (Scrum)

  • To Do - A tarefa aguarda o início da sua execução. Este é o estado de todos os issues que estão no Backlog. Quando selecionada para o Sprint Backlog a tarefa continua neste estado até que alguém comece a trabalhar sobre ela durante o Sprint;

  • In Progress - A tarefa está a ser correntemente trabalhada por alguém;

  • Blocked - Existem dependências internas / externas que têm de ser desbloqueadas / concluídas para que a tarefa deste issue possa continuar;

  • Peer Review - Passo intermédio antes de colocar o issue em review que faz com o que os trabalhos sejam revistos por colegas (pares);

  • Review - O desenvolvimento da tarefa terminou, mas o código desenvolvido está à espera de revisão por parte do Product Owner;

  • Closed - Todo o desenvolvimento está concluído, e o conteúdo realizado nesta tarefa pode passar para o ciclo de CI/CD normal, se aprovado pelo Product Owner.

Nota importante: A tarefa só é colocada “In Progress” aquando da sua execução, pois este estado refere-se ao ciclo de vida da tarefa. Quando está a ser realizada a validação pelo par deve manter-se em “Peer Review”. Quando está a ser realizada a validação pelo product owner deve manter-se em “Review”.

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Last updated 10 months ago

No Jira, a única hierarquia que se estabelece diretamente é entre o Épico e a User Story. As restantes relações de hierarquia são manuais e estabelecidas por recurso à funcionalidade de Link issues ().

Status – de acordo com o ciclo de vida ();

No caso de existir um Epic dividido num conjunto de Epics, deverá ser criada a respetiva relação através da funcionalidade de Link issues ().

No caso de existirem relações ou dependências com outras Story, deverá ser criada a respetiva relação através da funcionalidade de Link issues ().

Linked issues – garantir a relação com a respetiva Story e outras tarefas com as quais existem relações de dependência ();

É fundamental compreender o contexto do produto no qual a tarefa se insere, a fim de garantir que a sua execução corresponde a um incremento funcional do produto final. Para tal, é essencial identificar com que story esta tarefa está relacionada, devendo ser criada a respetiva relação através da funcionalidade de Link issues ().

Linked issues – garantir a relação com a respetiva Story e outras tarefas com as quais existem relações de dependência ();

No Jira, a única hierarquia que se estabelece diretamente é entre o Epic e a Story. As restantes relações de hierarquia () são manuais e estabelecidas por recurso à funcionalidade de Link issues.

🗃️
associar outros issues
Ciclo de vida
Linkar outros issues
Linkar outros issues
Linkar outros issues
Linkar outros issues
Linkar outros issues
Hierarquia
Hierarquia existente entre os vários tipos de issues do Backlog
Obrigatoriedade dos campos para os diferentes tipos de issues do Backlog
Funcionalidade checklist
Exemplo de checklist
Exemplo de checklist
Exemplo de checklist
Transição de estados entre issues