Modelo Aproximar
O ePortugal evoluiu para o portal Ćŗnico Gov.pt.
A informação presente nesta pÔgina serÔ atualizada em breve.
No Modelo Aproximar é criado um novo canal, desmaterializado, de acesso ao serviço por parte do cidadão/empresa, sem recurso à plataforma de integração da iAP, mas beneficiando da orquestração da plataforma multicanal (PMC).
Neste modelo é estabelecido um acesso ao backoffice da Plataforma de Serviços que suporta o ePortugal, para consulta/utilização por parte da Entidade.
Processo

à apresentada seguidamente Informação mais detalhada sobre o processo de adesão, onde se descrevem as principais atividades deste processo (não inclui atividades da ARTE consideradas puramente internas, cuja visibilidade não seja relevante para o entendimento do processo pela Entidade).
Fase: AnƔlise
Macro atividade: Definição do âmbito e protocolo
Analisar diplomas
ARTE e
Entidade
ARTE:
identificar, em colaboração com a entidade, os diplomas legislativos associados aos serviços prestados pela Entidade;
identificar os serviƧos prestados pela Entidade, presentes nos diversos diplomas.
Identificar serviƧos a desmaterializar
ARTE e
Entidade
ARTE:
definir, com a entidade, quais os serviƧos a desmaterializar;
listar os serviƧos no āDOC-01 Listagem de serviƧosā respeitando as regras taxonómicas e de nomenclatura em vigor, quer para o CatĆ”logo, quer para o Portal ePortugal.gov.pt
Elaborar Project Charter
ARTE
ARTE:
elaborar o Project Charter do projeto de desmaterialização a realizar com recurso ao documento āDOC-02 Project Charterā;
solicitar a validação dos restantes elementos da equipa de projeto e da Entidade.
Definir SLA
ARTE
ARTE:
enviar Ć s diferentes equipas e Ć Entidade, os nĆveis de serviƧo (SLAs) estabelecidos em projetos anteriores;
aferir concordância de todos com os SLAs previstos;
efetuar alteraƧƵes aos SLAs, se necessƔrio;
elaborar documento āDOC-03 SLAā com os SLAs acordados para o presente projeto.
Elaborar protocolo
ARTE
ARTE:
verificar se o template do protocolo (DOC-04 Protocolo) se encontra atual e aplicƔvel ao projeto;
rever o conteúdo do protocolo, se necessÔrio;
anexar āDOC-01 Listagem de serviƧosā, āDOC-02 Project Charterā āDOC-03 SLAā, āDOC-04 Protocoloā com os respetivos anexos para o ponto de contacto da Entidade, para validação prĆ©via (informal);
alterar conteĆŗdo do protocolo, se solicitado pela Entidade:
a) elaborar pedido de novo protocolo, mediante preenchimento do documento āComunicação Protocolosā, do Gabinete JurĆdico da ARTE; b) enviar pedido de novo protocolo ao Gabinete JurĆdico da ARTE, atravĆ©s da plataforma de gestĆ£o documental.
se necessÔrio, solicitar alterações. Em função do pedido de alteração, submete à Entidade para nova validação;
validar o texto e submete para assinatura na ARTE;
enviar o protocolo assinado pelo para a Entidade para assinatura.
Entidade:
devolver o protocolo assinado ao Gabinete JurĆdico da ARTE.
Avaliar protocolo e dar resposta
Entidade
Entidade:
Avaliação do protocolo.
a) Caso aceite o protocolo serĆ” dada continuidade ao processo; b) Caso nĆ£o aceite, o processo volta Ć etapa de āElaboração do Protocoloā.
Macro atividade: Caracterização de serviços
Construir Benchmark
Entidade
ARTE:
enviar para Entidade o ficheiro āDOC-05 Relatório AnĆ”lise Processoā, para que seja aferido o desempenho atual na prestação dos serviƧos a desmaterializar;
garantir que a Entidade devolve o documento preenchido dentro do prazo acordado, tal como definido no āDOC-03 SLAā.
Entidade:
devolve o documento preenchido dentro do prazo acordado, tal como definido no āDOC-03 SLAā.
Fase: Desenvolvimento de serviƧos
Macro atividade: AnƔlise funcional e prototipagem
Registar Entidade/ServiƧo no CUSP
ARTE
ARTE:
registar dados gerais da Entidade Competente e dos serviƧos a desmaterializar no CUSP.
Identificar campos, regras e elementos instrutórios
ARTE e Entidade
ARTE:
solicitar à Entidade os formulÔrios utilizados para prestação dos serviços, como ponto de partida para a AnÔlise Funcional;
elaborar anĆ”lise funcional (AF) dos serviƧos a desmaterializar e preencher o āDOC-06 AnĆ”lise Funcionalā, com a colaboração da Entidade. Para o sucesso desta fase Ć© muito importante que a AnĆ”lise Funcional seja feita com um grande envolvimento da Entidade. Este trabalho colaborativo pode ser realizado em reuniƵes de trabalho, remotas ou presenciais, e com recurso ao Trello para partilha das diferentes versƵes do documento;
solicitar internamente a elaboração do fluxo de interações que deve integrar a AnÔlise Funcional;
elaborar o fluxo de interações que deve ser observado durante os fluxos de negócio entre as vÔrias aplicações da ARTE para incorporar na AnÔlise Funcional;
enviar para Entidade o āDOC-06 AnĆ”lise Funcionalā, após conclusĆ£o, para validação;
alterar campos, regras, notificaƧƵes ou fluxos conforme indicaƧƵes transmitidas pela Entidade;
reenviar para Entidade Competente o āDOC-06 AnĆ”lise Funcionalā atĆ© que a anĆ”lise funcional seja aprovada sem reservas. Quando maior for o envolvimento da Entidade na preparação da AnĆ”lise Funcional menor serĆ” a necessidade de revisĆ£o.
Elaborar protótipo
ARTE
ARTE:
colocar o āDOC-06 AnĆ”lise Funcionalā na pasta Documentos do projeto e abrir novo artefacto para pedido de criação de formulĆ”rios, preenchendo com o código CUSP e url para a AnĆ”lise Funcional;
construir os formulƔrios e disponibilizar os links para testes.
Testar protótipo
ARTE e Entidade
Entidade:
elaborar āDOC-07 Caderno de Testesā, como base para a realização de testes ao formulĆ”rio e assegurar que estĆ£o criados cenĆ”rios de testes que permitam aplicar as situaƧƵes indicadas no āDOC-07 Caderno de Testesā (ex. perfis dummy no sistema de informação da Entidade).
ARTE:
testar o formulÔrio: a) se existirem erros, são abertos os respetivos bugs. A ARTE corrige os bugs e submete novamente o(s) formulÔrio(s) para ser testado(s); b) não sendo detetados erros, a ARTE envia os links dos formulÔrios para testes à Entidade.
Entidade:
devolver o resultado dos testes para a ARTE.
Identificar necessidades de ajustes
Entidade
Entidade:
identificar as (eventuais) necessidades de ajustes ao protótipo, como resultado dos testes realizados.
Ajustar protótipo
ARTE
ARTE:
após a devolução do resultado dos testes por parte da Entidade, havendo erros a corrigir, a ARTE cria artefactos novos para a correção dos bugs;
proceder à correção dos formulÔrios;
testar os formulÔrios após correção: a) se existirem erros, devem ser abertos os respetivos bugs pela ARTE. A ARTE corrige os bugs e atribui/submete novamente o formulÔrio para ser testado pela ARTE; b) não sendo detetados erros, a ARTEenvia o link para testes, à Entidade.
Testar com utilizadores e focus groups
Entidade
ARTE:
propor à Entidade a realização de testes dos protótipos com alguns utilizadores (focus group), preferencialmente com perfil representativo do universo de utilizadores.
Entidade:
realizar testes com focus group;
informar a ARTE dos resultados.
ARTE:
identificar alterações à AnÔlise Funcional decorrente dos testes e validar com a Entidade;
abrir novo artefacto e solicitar a alteração/correção do formulÔrio para que sejam feitos os devidos ajustes ao protótipo.
Identificar necessidades de ajustes
Entidade
Entidade:
identificar as (eventuais) necessidades de ajustes ao protótipo, como resultado dos testes realizados.
Ajustar protótipo
ARTE
ARTE:
executar as tarefas necessÔrias à correção dos protótipos segundo os resultados dos testes com utilizadores (focus group).
Validar formulÔrio eletrónico (eforms)
Entidade
ARTE:
após a correção dos formulÔrios pela ARTE, solicitar à Entidade a validação.
Entidade:
validar os formulÔrios eletrónicos.
ARTE:
extrair o XML de um pedido para cada serviço/formulÔrio. Para este efeito é necessÔrio aceder à plataforma de serviços no ambiente pré-produção (PPROD) e simular a realização de pedidos;
enviar para a Entidade o XML e o contrato dos vƔrios serviƧos/formulƔrios.
Macro atividade: ConteĆŗdos informativos
Criar ficha de serviƧo
Entidade
ARTE:
enviar para Entidade o āDOC-08 Ficha de ServiƧoā para que a Entidade a preencha e devolva, solicitando que a mesma seja preenchida em portuguĆŖs e inglĆŖs.
Entidade:
preencher a ficha de serviço para cada serviço, em português e inglês.
ARTE:
esclarecer a Entidade no preenchimento da Ficha de ServiƧo, se necessĆ”rio, acompanhando as indicaƧƵes presentes no próprio ficheiro āDOC-08 Ficha de ServiƧoā;
monitorizar a evolução dos trabalhos realizados pela Entidade para que entregue a Ficha de Serviço preenchida dentro do prazo previsto.
Criar ficha de enquadramento (eventual)
Entidade
ARTE:
(se necessĆ”rio) enviar para Entidade o āDOC-09 Ficha de Enquadramentoā para que a Entidade a preencha e devolva, solicitando que a mesma seja preenchida em portuguĆŖs e inglĆŖs.
Entidade:
elaborar a ficha de enquadramento, em portuguĆŖs e inglĆŖs.
ARTE:
esclarecer a Entidade relativamente ao preenchimento da Ficha de Enquadramento, se necessƔrio;
monitorizar a evolução dos trabalhos realizados pela Entidade para que entregue a Ficha de Enquadramento preenchida dentro do prazo previsto;
enviar a ficha de enquadramento para revisão interna.
Rever fichas de serviço e enquadramento para validação da entidade
ARTE
ARTE:
rever fichas de serviƧo e ficha de enquadramento;
enviar fichas de serviço e de enquadramento para validação da Entidade.
Entidade:
validar ou pedir alteraƧƵes.
ARTE:
se necessƔrio, informar a Entidade da impossibilidade de assegurar alguma das alteraƧƵes propostas pela Entidade.
Validar fichas de serviƧo e enquadramento
Entidade
Entidade:
validar as fichas de serviƧo e enquadramento, para que possam ser registadas no CUSP.
Registar fichas de serviço no CUSP, nos ambientes de testes, pré-produção e produção
ARTE
ARTE:
registar os dados, constantes na Ficha de ServiƧo, no CUSP.
Publicar fichas de serviƧo no ePortugal
ARTE
ARTE:
publicar os dados, constantes na ficha de enquadramento, no ePortugal, no ambiente de testes e pré-produção;
publicar as fichas de serviço no ePortugal no ambiente de testes e pré-produção;
solicitar a validação dos conteúdos publicados no ambiente de pré-produção à Entidade;
após validação, publicar os dados, constantes nas fichas de serviço e na ficha de enquadramento, no ePortugal, no ambiente de produção (em staging).
Macro atividade: Configurações e testes (sem integração)
Parametrizar os serviços no CUSP(taxas, atributos de autenticação, links eforms)
ARTE
ARTE:
parametrizar o tipo de serviƧo;
parametrizar os tipos de autenticação e nĆveis de confianƧa;
configurar o âmbito territorial do serviço;
configurar o ponto ou pontos de atendimento e o canal onde o serviƧo serƔ prestado;
parametrizar as taxas e fórmulas de cÔlculo;
configurar as EspecializaƧƵes;
identificar as entidades envolvidas e definir os seus papeis;
aprovar o serviƧo no CUSP.
Parametrizar fluxos BPM, notificaƧƵes e plataforma de pagamentos (PPAP)
ARTE
ARTE:
parametrizar os fluxos BPMN;
desenvolver as operaƧƵes: a) GetPaymentMethods; b) PaymentDataComunication; c) ResquestChangeStatus.
testar os fluxos com a Entidade;
configurar Módulos de Pagamentos, Controlo e Cobrança: a) desenvolvimento da geração Referência Multibanco; b) testes; c) validação Entidades Multibanco; d) passagem a pré-produção; e) passagem a produção.
Avaliar necessidade de aplicação externa
Entidade
Entidade:
avaliar necessidade de aplicação externa em eForms, para dar seguimento à respetiva implementação.
Implementar uma aplicação externa no eforms (eventual)
ARTE
ARTE:
implementar e informar internamente a ARTE da conclusão da tarefa.
Testar aplicação externa
ARTE e Entidade
ARTE:
solicitar à Entidade que teste o formulÔrio que recorre à aplicação externa.
Entidade:
validar a utilização da aplicação externa ou informar da necessidade de correção.
ARTE:
abrir novo artefacto e solicitar a correção (eventual);
notificar da conclusão da correção;
informar a Entidade e solicitar validação.
Configurar e Testar ServiƧos
ARTE e Entidade
Configurar e testar em ambiente de testes (TST):
ARTE: configurar ambiente de testes e realizar agendamento de testes;
ARTE e Entidade: realizar testes e registar não conformidades nos cadernos de testes;
ARTE: sistematizar os resultados dos testes e, se necessÔrio, criar artefactos para a correção de bugs;
ARTE: corrigir eventuais bugs;
ARTE e Entidade: realizar testes (se necessÔrio voltar a registar não conformidades nos cadernos de testes e testar);
Entidade: validar os formulƔrios no ambiente de Testes.
Configurar e testar em ambiente de pré-produção (PPROD):
ARTE: configurar ambiente de testes e realizar agendamento de testes com a Entidade;
ARTEe Entidade: realizar testes e registar não conformidades nos cadernos de testes;
ARTE: sistematizar os resultados dos testes e, se necessÔrio, criar artefactos para a correção de bugs;
ARTE: corrigir eventuais bugs;
ARTE e Entidade: realizar testes (se necessÔrio voltar a registar não conformidades nos cadernos de testes e testar);
Entidade: validar os formulƔrios em PPROD.
Configurar e testar em ambiente de produção (PROD):
ARTE: configurar ambiente de testes realizar o agendamento de testes com a Entidade;
ARTE e Entidade: realizar testes e registar não conformidades nos cadernos de testes;
ARTE: sistematizar os resultados dos testes e, se necessÔrio, criar artefactos para a correção de bugs;
ARTE: corrigir eventuais bugs;
ARTE e Entidade: realizar testes (se necessÔrio voltar a registar não conformidades nos cadernos de testes e testar);
Entidade: validar os formulƔrios em PROD.
Criar perfis de utilizador da Entidade
ARTE
ARTE:
solicitar à Entidade os dados sobre os utilizadores que vão ficar com acesso ao backoffice da PMC;
entrar na PMC, acrescentar novo utilizador e informar Entidade;
Entidade:
confirmar os acessos.
Colocar serviços em produção
ARTE
ARTE:
Solicitar ativação do serviço de suporte:
solicitar a ativação do serviƧo de suporte para os serviƧos desmaterializados. Enviar juntamente com o pedido o āDOC-08 Ficha de ServiƧoā que inclui uma aba relativa a perguntas frequentes;
construir scripts de resposta ao cidadão/empresa e enviar para validação por parte da Entidade;
aprovar ou solicitar alteraƧƵes aos scripts recebidos. Se necessĆ”rio solicitar a colaboração/validação da Entidade. Incluir os scripts numa aba do ficheiro āDOC-08 Ficha de ServiƧoā;
solicitar a ativação do serviƧo de suporte presencial nas Lojas do CidadĆ£o para que os serviƧos desmaterializados possam ser prestados nos EspaƧos CidadĆ£o. Enviar juntamente com o pedido o āDOC-08 Ficha de ServiƧoā que inclui uma aba relativa a perguntas frequentes e outra aba com os scripts;
prestar suporte via telefone e correio eletrónico no âmbito dos serviços desmaterializados;
prestar suporte presencial no âmbito dos serviços desmaterializados.
Solicitar internamente a entrada em produção dos serviços:
enviar email a solicitar a entrada em produção do serviço desmaterializado.
Colocar em produção os eforms:
colocar em produção os eforms na Plataforma de Serviços;
solicitar internamente a colocação das fichas em produção.
Colocar em produção os conteúdos:
colocar em produção as fichas de serviço e de enquadramento no ePortugal.
Fase: Suporte e melhoria contĆnua
Macro atividade: Formação
Dar formação à equipa da Entidade que executa os serviços, bem como às equipas de suporte da ARTE
ARTE
ARTE:
preparar proposta de formação, conteúdos e questionÔrios de avaliação, de forma a esclarecer os utilizadores na utilização da Plataforma Multicanal (PMC), abordando os temas:
apresentação da PMC;
demonstração das funcionalidades disponĆveis;
autonomização do utilizador na tramitação de processos.
auscultar a Entidade sobre datas possĆveis para a realização da ação de formação e obter lista de participantes;
solicitar à Entidade a reserva de sala nas instalações da entidade;
agendamento da ação de formação, informando as datas indicadas pela Entidade. Enviar lista de participantes;
distribuir pelos formandos, no dia da formação, um questionĆ”rio on-line para avaliação da satisfação dos formandos com a ação de formação (āDOC-10 QuestionĆ”rio de avaliação da formaçãoā).
Avaliar formação (satisfação e impacto)
ARTE
ARTE:
analisar os resultados do questionĆ”rio de satisfação, elaborar āDOC-11 Relatório Formação 1ā;
informar a Entidade dos resultados.
enviar questionÔrio on-line para avaliação do impacto da formação, 3 meses após o serviço estar em produção;
elaborar āDOC-12 Relatório de Formação 2ā;
avaliar os resultados das avaliações e rever, de forma colaborativa, o modelo da formação ou conteúdos, em função dos problemas detetados;
rever, se necessÔrio, os documentos de apoio à formação.
Macro atividade: Suporte 1ĀŖ linha
Assegurar suporte de 1ĀŖ Linha
ARTE
ARTE:
receber pedidos de suporte de 1ĀŖ linha via:
telefone;
e-mail;
formulƔrio do ePortugal.
registar pedido na plataforma de gestão de pedidos de suporte;
tratar pedido:
responder ao pedido, caso a resposta se encontre no CatƔlogo de ServiƧos de Atendimento (CSA) que agrega as perguntas e respostas frequentes;
nĆ£o existindo informação disponĆvel na equipa do Contact Center, encaminhar o pedido internamente, preferencialmente via e-mail e, em alternativa via telefone (2ĀŖ linha de suporte):
sendo uma questão nova que possa ser respondida pela ARTE, enviar a resposta;
sendo uma questão nova que possa ser respondida no futuro, solicitar a atualização do CatÔlogo de Serviços de Atendimento (composto pelos scripts de resposta de telefone e email) para que, a partir desse momento, a o Contact Center fique habilitado a responder ao cidadão/entidade sobre a dúvida que motivou o pedido.
atualizar o CatƔlogo de ServiƧos de Atendimento;
responder ao cidadão/entidade;
consultar Relatórios dos Pedidos de Suporte e elaborar mensalmente o āDOC-13 Relatório Suporte 1ĀŖ Linhaā que sistematiza os pedidos recebidos relativos aos serviƧos desmaterializados.
Assegurar suporte de 2ĀŖ Linha
ARTE
ARTE:
receber pedidos de suporte de 2ĀŖ linha via e-mail e telefone;
registar pedido de suporte manualmente no ficheiro de controlo da atividade de suporte de 2ĀŖ linha;
tratar pedidos de suporte;
atualizar os Relatórios dos Pedidos de Suporte e disponibilizar no Teams/EPSE;
consultar Relatórios dos Pedidos de Suporte e elaborar mensalmente o āDOC-14 Relatório Suporte 2ĀŖ Linhaā que sistematiza os pedidos recebidos relativos aos serviƧos desmaterializados.
Macro atividade: Monitorização
Avaliar serviços em produção
ARTE
ARTE:
enviar āDOC-16 QuestionĆ”rio de satisfação de clienteā para o ponto de contacto da Entidade, para que a mesma dissemine o link do questionĆ”rio por alguns clientes. Esta solução deverĆ” ser adotada atĆ© ser disponibilizado atravĆ©s do ePortugal uma avaliação permanente da satisfação por parte de todos os utilizadores, após a submissĆ£o de pedidos;
enviar o link do āDOC-17 QuestionĆ”rio de satisfação de utilizadorā para o ponto de contacto da Entidade, para que alguns dos seus colaboradores, utilizadores da PMC que operam ou prestam o novo serviƧo desmaterializado, avaliem a sua qualidade e impacto;
monitorizar os contributos da Entidade para que as respostas aos questionƔrios ocorram dentro do prazo estipulado;
elaborar relatório de satisfação, tendo por base os questionĆ”rios respondidos de clientes e utilizadores, culminando no āDOC-18 Relatório de Satisfaçãoā, seguindo as indicaƧƵes do referido documento. A avaliação dos serviƧos em produção deverĆ” ser mensal após a entrada em produção no ePortugal da avaliação sistemĆ”tica da satisfação dos utilizadores. AtĆ© essa data deverĆ” ocorrer 3 meses e 6 meses após a entrada em produção dos serviƧos.
Monitorizar e rever SLA
ARTE
ARTE:
atualizar de 15 em 15 dias o quadro de SLAs estabelecido no inĆcio do projeto;
solicitar informação às diferentes equipas envolvidas no projeto, se necessÔrio;
elaborar āDOC-19 Relatório SLAā, todos os meses, de acordo com as indicaƧƵes;
rever e ajustar SLAs de acordo com as necessidades das diferentes equipas ou para acomodar alteraƧƵes inopinadas ao plano do projeto;
propor alterações dos SLAs estabelecidos ao Gestor da Qualidade do Processo de Desmaterialização (ARTE), caso as alterações aos SLAs se devam manter para projetos futuros, uma vez que não foram motivadas por situações pontuais.
Monitorizar execução do projeto
ARTE
ARTE:
extrair informação para a monitorização, designadamente:
sobre os pedidos de suporte: DOC-13/DOC-14/DOC-15;
sobre o cumprimento dos Milestones e do cronograma estabelecido;
sobre a satisfação dos utilizadores: DOC-18;
sobre o cumprimento dos SLAs: DOC-19.
elaborar āDOC-20 Relatório de Monitorização do Projetoā;
apresentar o Relatório na reunião mensal de acompanhamento do projeto com a Entidade. Se necessÔrio propor alterações, por exemplo:
nas fichas de serviƧos;
no formulƔrio de enquadramento;
nos formulÔrios eletrónicos;
no cronograma de execução do projeto.
ajustar planeamento do projeto, se necessƔrio. Validar com a Entidade as alteraƧƵes.
Avaliar execução do projeto
ARTE
ARTE:
extrair informação relativa à execução do projeto;
elaborar āDOC-21 Relatório de Avaliação do Projetoā, de acordo com as indicaƧƵes do documento;
documentar as liƧƵes aprendidas no āDOC-21 Relatório de Avaliação do Projetoā, de forma a impulsionar a melhoria contĆnua na gestĆ£o de projetos de desmaterialização.
Avaliar impacto do projeto
ARTE
ARTE:
solicitar Ć Entidade os dados relativos ao desempenho do serviƧo desmaterializado, 6 meses após conclusĆ£o do projeto. Os dados a solicitar sĆ£o os constantes no āDOC-22 Relatório de Avaliação de Impacto do Projetoā;
monitorizar os contributos da Entidade, para que sejam fornecidos os dados requeridos dentro do prazo acordado;
elaborar āDOC-22 Relatório de Avaliação de Impacto do Projetoā, segundo indicaƧƵes do documento;
documentar os impactos observados no āDOC-22 Relatório de Avaliação de Impacto do Projetoā, de forma a compreender os benefĆcios gerados pelos diferentes modelos de desmaterialização.
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