Qual o processo de adesão?
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Existem três modelos de adesão: “Modelo Aproximar”, “Modelo Integrar” e “Modelo Ligar".
Modelo Ligar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que disponham um portal/site totalmente gerido e disponibilizado pela própria Entidade, e pretendam que o mesmo que seja visível no contexto do ePortugal;
Modelo Aproximar - Desmaterialização de serviços públicos, novo canal, desmaterializado, de acesso ao serviço por parte do cidadão/empresa para as Entidades/Serviços que, por decisão estratégica, escassez de recursos, volume de pedidos previsto, demasiado reduzido, não possam ser desmaterializados pela entidade competente em balcão próprio. Neste caso, o serviço ao cidadão é assegurado pela AMA através da plataforma multicanal (PMC) em modelo Software as a service (SaaS);
Modelo Integrar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que pretendam desmaterializar serviços mas não pretendam desenvolver um balcão setorial, servindo-se para isso do portal ePortugal como frontend e focando-se exclusivamente nos seus sistemas de informação internos. Nestes casos é possível interoperar e receber os dados diretamente nos sistemas operacionais da entidade, com recurso à plataforma de integração da iAP.
De seguida, é apresentada informação prévia sobre os documentos referidos ao longo da descrição dos processos de adesão nos diferentes modelos:
Código | Documento | Descrição |
---|---|---|
DOC-01
Listagem de serviços
Documento que consiste na lista exaustiva de todos os serviços a desmaterializar no decorrer do projeto.
DOC-02
Projetct Charter
Documento que sistematiza as atividades do projeto, responsabilidade, prazos e métricas de avaliação. Promove o alinhamento de expectativas entre a EC e a AMA.
DOC-03
SLA
Documento que define os níveis de serviço a observar ao longo do projeto. Consistem nos compromissos estabelecidos entre as partes e com as quais as várias equipas estão comprometidas no decurso do projeto.
DOC-04
Protocolo
Documento que estabelece os termos de colaboração entre a Entidade Competente e a AMA, para a realização do projeto.
DOC-05
Relatório de caracterização do processo
O relatório de Análise de Processo tem como função obter informação afeta aos indicadores do serviço a desmaterializar e, caso exista, informação histórica relativa aos mesmos.
DOC-06
Análise funcional
Documento que contém a especificação técnica do serviço, campos do formulário, notificações, documentos associados ao serviço e fluxos.
DOC-07
Caderno de testes
Documento que permite guiar a realização de testes ao formulário e verificar se os resultados observados estão em conformidade com os resultados esperados.
DOC-08
Ficha de serviço
Documento que descreve de forma exaustiva o serviço para possibilitar a divulgação de informação no portal ePortugal em conformidade com o previsto na Diretiva Serviços e no Regulamento SDG.
DOC-09
Ficha de Enquadramento
Documento que apresenta informação sobre o setor de serviços. Serve para divulgação no ePortugal.
DOC-10
Questionário de avaliação de formação
Questionário que pretende aferir o grau de satisfação do de avaliação a utilizar após a ação de formação realizada com a EC.
DOC-11
Relatório de formação 1
Relatório que reporta os resultados dos questionários de avaliação da satisfação aplicados no final da ação de formação.
DOC-12
Relatório de formação 2
Relatório que reporta os resultados dos questionários de avaliação de impacto da ação de formação realizada 3 meses após a entrada em produção dos serviços.
DOC-13
Relatório suporte 1ª linha
Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 1ª linha encaminhados à EPSE.
DOC-14
Relatório suporte 2ª linha
Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 2ª linha efetuados à AMA-EPSE/GP.
DOC-15
Relatório suporte 3ª linha
Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 3ª linha efetuados pela AMA-EPSE/GP à AMA-DSI e AMA-DTD.
DOC-16
Questionário satisfação cliente
Questionário que pretende aferir o grau de satisfação do cidadão que submete pedido do serviço no ePortugal.
DOC-17
Questionário satisfação utilizador
Questionário que pretende aferir o grau de satisfação dos utilizadores que na EC são responsáveis pela gestão de pedidos.
DOC-18
Relatório de satisfação
Relatório que reporta os resultados dos questionários de satisfação de cliente e utilizador.
DOC-19
Relatório SLA
Relatório mensal que reporta o grau de cumprimento, de todas as equipas, com os níveis de serviço estabelecidos no início do projeto e propor alterações em caso de necessidade.
DOC-20
Relatório de monitorização do projeto
Relatório mensal que reporta os dados de monitorização do projeto, como os níveis de conclusão dos milestones e o cumprimento do cronograma estabelecido.
DOC-21
Relatório de avaliação do impacto do projeto
Relatório que reporta os dados das métricas de execução dos serviços, após 6 meses do serviço estar disponível, comparando-os com os dados históricos ou à data de início do projeto.
DOC-22
Relatório de avaliação do projeto
Relatório que reporta a forma com decorreu a execução do projeto até à entrada em produção do serviço no ePortugal e apresenta recomendações para projetos futuros.
DOC-23
Manual Externo
Documento que visa conduzir a EC no processo de desmaterialização, para que haja uma melhor cooperação entre esta e a AMA.