Qual o processo de adesão?

Existem três modelos de adesão: “Modelo Aproximar”, “Modelo Integrar” e “Modelo Ligar".

  • Modelo Ligar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que disponham um portal/site totalmente gerido e disponibilizado pela própria Entidade, e pretendam que o mesmo que seja visível no contexto do ePortugal;

  • Modelo Aproximar - Desmaterialização de serviços públicos, novo canal, desmaterializado, de acesso ao serviço por parte do cidadão/empresa para as Entidades/Serviços que, por decisão estratégica, escassez de recursos, volume de pedidos previsto, demasiado reduzido, não possam ser desmaterializados pela entidade competente em balcão próprio. Neste caso, o serviço ao cidadão é assegurado pela AMA através da plataforma multicanal (PMC) em modelo Software as a service (SaaS);

  • Modelo Integrar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que pretendam desmaterializar serviços mas não pretendam desenvolver um balcão setorial, servindo-se para isso do portal ePortugal como frontend e focando-se exclusivamente nos seus sistemas de informação internos. Nestes casos é possível interoperar e receber os dados diretamente nos sistemas operacionais da entidade, com recurso à plataforma de integração da iAP.

Documentos

De seguida, é apresentada informação prévia sobre os documentos referidos ao longo da descrição dos processos de adesão nos diferentes modelos:

CódigoDocumentoDescrição

DOC-01

Listagem de serviços

Documento que consiste na lista exaustiva de todos os serviços a desmaterializar no decorrer do projeto.

DOC-02

Projetct Charter

Documento que sistematiza as atividades do projeto, responsabilidade, prazos e métricas de avaliação. Promove o alinhamento de expectativas entre a EC e a AMA.

DOC-03

SLA

Documento que define os níveis de serviço a observar ao longo do projeto. Consistem nos compromissos estabelecidos entre as partes e com as quais as várias equipas estão comprometidas no decurso do projeto.

DOC-04

Protocolo

Documento que estabelece os termos de colaboração entre a Entidade Competente e a AMA, para a realização do projeto.

DOC-05

Relatório de caracterização do processo

O relatório de Análise de Processo tem como função obter informação afeta aos indicadores do serviço a desmaterializar e, caso exista, informação histórica relativa aos mesmos.

DOC-06

Análise funcional

Documento que contém a especificação técnica do serviço, campos do formulário, notificações, documentos associados ao serviço e fluxos.

DOC-07

Caderno de testes

Documento que permite guiar a realização de testes ao formulário e verificar se os resultados observados estão em conformidade com os resultados esperados.

DOC-08

Ficha de serviço

Documento que descreve de forma exaustiva o serviço para possibilitar a divulgação de informação no portal ePortugal em conformidade com o previsto na Diretiva Serviços e no Regulamento SDG.

DOC-09

Ficha de Enquadramento

Documento que apresenta informação sobre o setor de serviços. Serve para divulgação no ePortugal.

DOC-10

Questionário de avaliação de formação

Questionário que pretende aferir o grau de satisfação do de avaliação a utilizar após a ação de formação realizada com a EC.

DOC-11

Relatório de formação 1

Relatório que reporta os resultados dos questionários de avaliação da satisfação aplicados no final da ação de formação.

DOC-12

Relatório de formação 2

Relatório que reporta os resultados dos questionários de avaliação de impacto da ação de formação realizada 3 meses após a entrada em produção dos serviços.

DOC-13

Relatório suporte 1ª linha

Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 1ª linha encaminhados à EPSE.

DOC-14

Relatório suporte 2ª linha

Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 2ª linha efetuados à AMA-EPSE/GP.

DOC-15

Relatório suporte 3ª linha

Relatório mensal que tem como finalidade a divulgação dos pedidos de suporte de 3ª linha efetuados pela AMA-EPSE/GP à AMA-DSI e AMA-DTD.

DOC-16

Questionário satisfação cliente

Questionário que pretende aferir o grau de satisfação do cidadão que submete pedido do serviço no ePortugal.

DOC-17

Questionário satisfação utilizador

Questionário que pretende aferir o grau de satisfação dos utilizadores que na EC são responsáveis pela gestão de pedidos.

DOC-18

Relatório de satisfação

Relatório que reporta os resultados dos questionários de satisfação de cliente e utilizador.

DOC-19

Relatório SLA

Relatório mensal que reporta o grau de cumprimento, de todas as equipas, com os níveis de serviço estabelecidos no início do projeto e propor alterações em caso de necessidade.

DOC-20

Relatório de monitorização do projeto

Relatório mensal que reporta os dados de monitorização do projeto, como os níveis de conclusão dos milestones e o cumprimento do cronograma estabelecido.

DOC-21

Relatório de avaliação do impacto do projeto

Relatório que reporta os dados das métricas de execução dos serviços, após 6 meses do serviço estar disponível, comparando-os com os dados históricos ou à data de início do projeto.

DOC-22

Relatório de avaliação do projeto

Relatório que reporta a forma com decorreu a execução do projeto até à entrada em produção do serviço no ePortugal e apresenta recomendações para projetos futuros.

DOC-23

Manual Externo

Documento que visa conduzir a EC no processo de desmaterialização, para que haja uma melhor cooperação entre esta e a AMA.

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