Qual o processo de adesão?
Existem três modelos de adesão: “Modelo Aproximar”, “Modelo Integrar” e “Modelo Ligar".
Modelo Ligar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que disponham um portal/site totalmente gerido e disponibilizado pela própria Entidade, e pretendam que o mesmo que seja visível no contexto do ePortugal;
Modelo Aproximar - Desmaterialização de serviços públicos, novo canal, desmaterializado, de acesso ao serviço por parte do cidadão/empresa para as Entidades/Serviços que, por decisão estratégica, escassez de recursos, volume de pedidos previsto, demasiado reduzido, não possam ser desmaterializados pela entidade competente em balcão próprio. Neste caso, o serviço ao cidadão é assegurado pela AMA através da plataforma multicanal (PMC) em modelo Software as a service (SaaS);
Modelo Integrar - Desmaterialização de serviços públicos para as Entidades que pretendam desmaterializar serviços mas não pretendam desenvolver um balcão setorial, servindo-se para isso do portal ePortugal como frontend e focando-se exclusivamente nos seus sistemas de informação internos. Nestes casos é possível interoperar e receber os dados diretamente nos sistemas operacionais da entidade, com recurso à plataforma de integração da iAP.
Documentos
De seguida, é apresentada informação prévia sobre os documentos referidos ao longo da descrição dos processos de adesão nos diferentes modelos:
Last updated