Accessibility – Tornar os dados acessíveis
Last updated
Last updated
Os dados devem ser publicados sem quaisquer restrições de acesso, tornando-os acessíveis e disponíveis para o maior número de utilizadores, evitando que a sua reutilização seja limitada. Os dados devem estar disponíveis sem que haja a necessidade de registo do utilizador ou o fornecimento de credencias de acesso.
De seguida é mostrado um exemplo onde é possível descarregar um conjunto de dados diretamente ao clicar em "descarregar", sem que seja necessário efetuar o registo ou fornecer uma palavra-passe.
O exemplo que se segue mostra um conjunto de dados que não pode ser descarregado sem autenticação, dificultando a sua reutilização, e não está em conformidade com os princípios dos dados abertos.
Ao publicar os dados, garantir que é disponibilizado um URL de download a funcionar corretamente, que permita aos utilizadores descarregarem os dados diretamente.
De seguida é ilustrado um exemplo correto que mostra três URLs de transferência para um conjunto de dados, cada um apontando para um formato de ficheiro diferente. A transferência começa imediatamente quando o utilizador clica no botão de download.
No exemplo incorreto que se segue é disponibilizado um URL de descarregamento que redireciona o utilizador para outra página em vez de iniciar o descarregamento do ficheiro.
Para além de estar disponível, o URL de download deve estar acessível, não podendo devolver qualquer erro.
No exemplo que se segue é ilustrado um URL de descarregamento inválido que devolve um erro 404 (não encontrado), tornando os dados inacessíveis para o utilizador.
De seguida é ilustrado outro exemplo incorreto em que o conjunto de dados inclui recursos de natureza diferente. Neste caso, recomenda-se que o conjunto de dados seja dividido em três conjuntos de dados individuais, garantido que os recursos de cada conjunto abrangem o mesmo conteúdo (possivelmente em formatos diferentes).